Presos líderes de organização criminosa especializada em roubos e furtos na zona norte

Foto: Erlon Rodrigues
Foto: Erlon Rodrigues

A Polícia Civil do Amazonas, representada pelo delegado Raul Augusto Neto, titular do 13º Distrito Integrado de Polícia (DIP), falou, na manhã deste sábado (03/03), às 10h, durante coletiva de imprensa realizada no prédio da unidade policial, sobre o balanço da operação “Chave Mestra”, deflagrada ao longo da semana, que resultou nas prisões, em flagrante, de Claudio Coimbra dos Santos, 44, o “Boca”, e Ednelson Ferreira Passos, 35, líderes de uma organização criminosa especializada em roubos e furtos à casas e veículos na zona norte de Manaus.  

Os trabalhos contaram com o reforço de policiais civis lotados na Delegacia Especializada em Roubos e Furtos de Veículos (Derfv), sob o comando do delegado Rafael Allemand, titular da especializada. De acordo com Raul Augusto Neto, a dupla estava sendo monitorada desde o início do mês de fevereiro deste ano, após a formalização, no 13º DIP, de cerca de 15 ocorrências criminais ocorridas no bairro Cidade de Deus e áreas adjacentes, com o mesmo modo de operação pelos infratores.

“Ao longo das investigações identificamos que “Boca” era quem recrutava criminosos para praticar os delitos. Já Ednelson coordenava os delitos e definia quem seriam as vítimas. Esses infratores agiam na madrugada, invadindo casas. Em alguns casos, chegaram a matar cachorros por conta dos calmantes que davam aos animais domésticos encontrados nas casas. Caso tivessem moradores nos imóveis, eles amarravam essas pessoas e as trancavam em um quarto. Em seguida subtraiam os objetos de valor do local. Claudio e Ednelson confessaram a autoria de cinco delitos”, disse o titular do 13º DIP.

Denúncia – Raul Augusto Neto disse que as equipes chegaram até a dupla após receber, na tarde de sexta-feira (2/3), informações, por meio de denúncia anônima, alertando que os infratores pretendiam colocar em prática um novo roubo a uma residência. “Logramos êxito ao capturar Claudio e Ednelson, presos por volta das 17h, em uma casa que eles estavam alugando, situada na rua Rosa do Lírio, Comunidade Aliança com Deus, bairro Cidade de Deus, zona norte”, esclareceu.

Conforme o delegado, durante a ação policial as equipes do 13° DIP e Derfv recuperaram nove televisores provenientes de roubos e furtos que os infratores praticavam, um teclado musical eletrônico, um aparelho de DVD e três aparelhos celulares. Os policiais civis apreenderam, ainda, em posse de Claudio e Ednelson, um colete balístico e duas armas de fogo, sendo um revólver calibre 38 e uma escopeta, que já foram encaminhados para perícia.

“Na quarta-feira (28/2) recuperamos dois veículos, sendo um carro da montadora Chevrolet, modelo S10, de cor prata, e uma motocicleta da marca Honda, de cor vermelha, roubados na última terça-feira (27/02), no bairro Cidade de Deus. Esses veículos já foram devolvidos aos donos. Conseguimos identificar que ao menos oito pessoas fazem parte dessa organização criminosa. Prendemos os líderes, mas as diligências irão continuar até que todos possam responder criminalmente pelos atos cometidos”, destacou Raul Augusto Neto.  

Em consulta ao Sistema Integrado de Segurança Pública (Sisp) foi verificado que Claudio e Ednelson já possuem passagem pela polícia por roubo. Ao longo da coletiva, Raul Augusto Neto ressaltou que “Boca” já havia sido preso em junho do ano passado, por policiais civis da Delegacia Especializada em Roubos, Furtos e Defraudações (Derfd). Na época, o infrator estava envolvido em furto de uma carga de cigarros, avaliada em R$1 milhão.   

Claudio e Ednelson foram autuados em flagrante por roubo, associação criminosa, posse irregular de arma de fogo de uso permitido e posse irregular de arma de fogo de uso restrito. Ao término dos procedimentos cabíveis na delegacia, a dupla será levada para Audiência de Custódia no Fórum Ministro Henoch da Silva Reis, bairro São Francisco, zona sul da capital.

Gratidão – Na ocasião da coletiva, um auxiliar de encomenda de 45 anos, vítima da associação criminosa, agradeceu a ação da Polícia Civil em recuperar os objetos subtraídos e colocar os infrator atrás das grades.  “Estava dormindo e eles invadiram a minha casa. Só percebi a ação criminosa quando acordei. Isso aconteceu no dia 29 de janeiro deste ano. Do meu imóvel eles levaram muitos objetos de valor. A Polícia Civil agiu de maneira muito rápida referente a esse caso. Eu agradeço muito a todos os policiais pelo ótimo trabalho desempenhado e, principalmente, por terem recuperado meus bens, que tanto suei para conseguir”, argumentou.

O presidente da Associação de Moradores do bairro Cidade de Deus, Manuel Pinto Neves, parabenizou o trabalho da equipe do 13° DIP e Derfv em elucidar os crimes que estavam sendo praticados na região. “Eu quero enaltecer o trabalho dos delegados Raul Augusto Neto e Rafael Allemand, que nessa ação conseguiram prender esses elementos, que estavam aterrorizando a zona norte da cidade. A atuação da Polícia Civil foi excelente, a vinda do doutor Raul aqui para o bairro está sendo muito bem-quista”, declarou.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here