Presidente Figueiredo dispara no IDEB

figueiredo-educacao-ideb02Da Redação – Valeu todo o esforço, os investimentos, do Prefeito Neilson Cavalcante e sua equipe para melhorar a qualidade do ensino na região. Presidente Figueiredo dispara no IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica), e tem o melhor aprendizado de todas as cidades do interior do Amazonas.

Quatro escolas Municipais e duas estaduais,  da Terra das Cachoeiras, atingiram o melhor índice. Os constantes investimentos da Prefeitura por meio da Secretaria Municipal de Educação – SEMED, de valorizar a qualidade de ensino dos educadores, dos alunos da zona urbana e rural do município tiveram um resultado satisfatório.

As  escolas que foram classificadas estão comemorando os números divulgados na semana passada, que mostram que Figueiredo alcançou em 2013, no ciclo inicial do Ensino Fundamental (do 5º, 6º e 9º ano), metas que estavam previstas somente para o ano de 2021. São resultados, que revelam um crescimento significativo e mostram que o futuro dos nossos jovens é por esse caminho.

O Ideb foi criado em 2007 pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e é um indicador geral da educação nas redes privada e pública, representando uma iniciativa pioneira de reunir em um só indicador dois conceitos igualmente importantes para a qualidade da educação: fluxo escolar e médias de desempenho nas avaliações.

figueiredo-educacao-ideb01Segundo dados divulgados, Presidente Figueiredo saltou de 3.7 em 2011, para 5.3 em 2013, alcançando, assim, uma meta que era projetada para 2021.

As escolas que atingiram o melhor índice foram: Escola Municipal Dr. Octávio Lacombe 4.9; Escola Municipal Manoel Raimundo de Andrade  4.9; Escola Municipal Deyse Lammel 5.3; Escola Municipal Roxana Pereira 5.6.

A média das escolas é feita com base nos resultados da prova Brasil, que avalia os índices de proficiência em Língua Portuguesa e Matemática, e, dados sobre aprovação, obtidos no Censo Escolar. Para chegar a este resultado, os professores da rede municipal de ensino de Presidente Figueiredo, realizaram várias atividades simulando as provas do IDEB.

O Secretario de Educação de Presidente Figueiredo, Marcos Nascimento, destacou a importância do trabalho que o prefeito vem desenvolvendo através da secretaria de educação.

“Um motivo de muita felicidade para o nosso município, isso revela a seriedade da administração municipal em desenvolver uma educação de qualidade para os mais de 8 mil alunos da rede municipal de ensino. Agradeço e parabenizo a todos os nossos professores, gestores, funcionários e os demais colaboradores por esta conquista”, enfatizou o secretário.

figueiredo-educacao-ideb03Para os gestores de Presidente Figueiredo, os motivos apontados para o resultado se assemelham na valorização do professor, investimentos em estruturas das escolas do município, kit’s escolares, fardamentos, transportes entre outros investimentos.

O Prefeito Neilson Cavalcante (PSB) comemorou o desempenho positivo das Escolas Municipais da Terra das Cachoeiras, no resultado do IDEB, divulgado pelo Ministério da Educação, e o resultado alcançado, mostra o quanto é importante valorizar o educadores e os alunos. “Fico feliz em saber que quatro escolas de nossa cidade, foram as melhores do interior do Amazonas, aqui vai as minhas homenagens aos professores, gestores, e, aos funcionários da educação, pelo empenho que tiveram, isso mostra o reflexo do trabalho serio que está sendo realizado pela nossa administração”, exaltou o prefeito.

Investir na educação é crer na existência humana, é vestir-se de humanização para caminhar a certeza de um mundo melhor. (Texto: David Almeida – Fotos: André Amazonas)

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here