Presidente do TCE fala da apreciação de contas dos gestores

A alta influencia do executivo sob o poder legislativo aliada à dificuldade técnica que as Câmaras Municipais têm de perceber os equívocos na prestação de contas, tem sido uma realidade segundo o Presidente do Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE) Erico Desterro.
Segundo ele o órgão examina as macro contas, isto é, a prestação de contas que são apresentadas pelas  dependências do estado como as das secretarias, no caso dos municípios a estrutura é diferente em Manaus porque o prefeito não é ordenador de despesas como acontece nos municípios do  interior onde este papel é atribuição dos prefeitos, isto  porque eles estão envolvidos diretamente nesses gastos.
Na defensa do trabalho técnico do TCE Desterro, disse que o laudo técnico das apreciações de contas apresentadas não é definitivo, pois a palavra final é do Tribunal de Justiça do estado, todavía na construção da verdade, pode ainda ser também com a participação da sociedade que devem ser discutidas muitas decisões que são tomadas e pressionar se assim for mais conveniente. Explicou ainda que este Tribunal trabalha na área do mérito enquanto que o da justiça diz respeito ao processo tendo a ultima palavra às vezes no que se refere ao julgamento.
O mundo de Alice
Assim foi denominado o mundo da administração onde muitos funcionários trabalham dentro do poder público. É o mundo das maravilhas que às vezes é comentado pelos conselheiros no TCE, quando se fala da boa administração pública eficiente e eficaz e funcionando em sincronia perfeita com a legislação e os fenomenos sociais que tem que ser atendidos pela máquina do governo. Neste lugar é comum dar de frente com Alice que tudo pode fazer aparecer e desaparecer com simples passe de mágica. Paródia feita em cima de uma realidade totalmente distinta e que está em pauta para análise feita pelos técnicos especializados deste tribunal sobre as prestações de contas dos gestores públicos que esperam o resultado dos laudos. (Mercedes Guzmán)

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here