Presidente da CMM fortalece laços institucionais com Ministério Público do Amazonas

(Foto: Aguilar Abecassis)

O Presidente da Câmara Municipal de Manaus (CMM), Joelson Silva (PSDB), durante visita de cortesia, na manhã desta segunda-feira (8/7), à Procuradora Geral de Justiça do Ministério Público do Estado do Amazonas (MPAM), Leda Mara Nascimento Albuquerque, colocou à disposição o espaço da Rádio Câmara de Manaus, Rádio Cidadã para divulgação das atividades do órgão. Na oportunidade, o presidente também oficializou a homenagem que a CMM fará à Procuradora e conversou sobre o Projeto de Lei 191/2019 que trata da eleição dos conselheiros tutelares.

Com relação a participação do MP na Rádio Câmara de Manaus, Rádio Cidadã (FM 105,5), o presidente Joelson Silva ressaltou ser de suma importância essa parceria entre os dois órgãos, haja vista, que possibilitará a divulgação das atividades do MP. “Muitas pessoas não conhecem o funcionamento da estrutura do Ministério Público, que tem papel preponderante na sociedade fiscalizando as leis, além de nos orientar para melhorar a atuação do Legislativo Municipal”, disse.

O presidente Joelson Silva aproveitou a visita, também, para definir a data em que a CMM irá realizar a entrega da Medalha de Ouro Cidade de Manaus, proposta por ele e pelo vereador Amauri Colares (PRB) , à Procuradora Geral do MP/AM que, por sua vez, sugeriu que o evento seja feito no fim de julho.

Sobre o Projeto de Lei 191/2019, aprovado pela CMM no último dia 18 de junho, que trata da eleição dos conselheiros tutelares, o presidente assegurou à Procuradora que os itens considerados divergentes pelo Ministério Público serão prioridade no retorno das atividades plenárias. O assunto já está sendo tratado junto à Procuradoria Geral do Município para verificar a melhor forma para a avaliação dos conselheiros tutelares, antes da realização da prova e das eleições para o cargo.

“É importante que se tenha essa prova, principalmente por conta do tempo exíguo. Entendemos a colocação do Ministério Público. O prefeito de Manaus Arthur Virgílio Neto (PSDB) irá vetar parcialmente o projeto para suprimir a parte que desobriga os conselheiros tutelares de realizarem a prova de conhecimentos sobre a legislação de proteção à criança e ao adolescente. Essa será uma das pautas na nossa agenda no retorno das atividades plenárias”, garantiu Joelson.

A procuradora considerou salutar a visita do presidente da Câmara ao MP/AM, uma vez que oportuniza a aproximação com o Legislativo e a conversa entre os órgãos. “O presidente veio até nós para nos dar todas as informações e garantir que o texto da lei será revisto junto ao prefeito. O mais importante foi o diálogo entre as instituições que foi salutar e que tem reflexo positivo na sociedade”, disse Leda Mara.

Leda Mara disse, ainda, que vai acatar a sugestão do presidente da Câmara para que o Ministério Público recomende ao prefeito de Manaus que os conselheiros tutelares passem pelo processo anual de capacitação, por meio da Escola de Serviço Público.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here