Prefeitura realiza operação integrada durante o 63º Festival Folclórico do Amazonas

(Foto: Leonardo Leão)

Na manhã desta quinta-feira, 8/8, a Prefeitura de Manaus divulgou a operação integrada que vai ser colocada em ação no 63º Festival Folclórico do Amazonas que inicia nesta sexta-feira, 9/8, às 19h, no Anfiteatro da Ponta Negra, zona Oeste. Até o dia 20 de agosto, trânsito, transporte e a fiscalização de vendedores ambulantes serão intensificados no local do evento.

Considerado uma das manifestações folclóricas mais tradicionais do Amazonas, o Festival Folclórico do Amazonas chega a sua 63º edição pelo terceiro ano consecutivo em um dos principais cartões-postais da cidade, a Ponta Negra. Durante 12 dias, 66 grupos das categorias Prata e Bronze, divididos em 12 modalidades, entre as quais danças como quadrilhas, cirandas, cacetinho, tribos, danças nacionais, internacionais e nordestinas se apresentarão no Anfiteatro. A categoria Ouro do Festival Folclórico do Amazonas, onde os bois de Manaus se apresentam, é promovida pela Secretaria de Estado de Cultura (SEC).

De acordo com o diretor de Cultura da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult), Márcio Braz, o Festival Folclórico do Amazonas consagra-se como um dos mais antigos e tradicionais festivais da região Norte, além de carregar consigo a grande importância para a população manauara e para história da cidade de Manaus.

“Esse é um dos grandes eventos do calendário cultural de Manaus, onde já aconteceram eventos políticos importantes, marcos artísticos, a participação de várias personalidades da cultura da cidade, que já foram jurados nas edições do festival, então é com muita honra que esse festival está sendo realizado pelo prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto, por mais um ano”, destacou o diretor.

Este ano, atendendo a um pedido dos grupos folclóricos, o tradicional tablado de madeira para apresentações ganha novas dimensões, de 17×20 m, com o objetivo de melhorar as performances das danças. “Nessas últimas edições do festival, atendemos a um pedido dos brincantes, que era o resgate do tabladão, um item de pertencimento a eles. Nesta edição, ajustamos, mais uma vez, o tamanho deste formato de apresentação que já é bastante tradicional entre os brincantes e os festivais folclóricos do Amazonas”.

Ao todo, serão 12 dias de festa com a apresentação dos grupos folclóricos das categorias Bronze e Prata, contemplados pelo Edital da Prefeitura. Em 2018, a 62° edição reuniu um público de 60 mil durante os dias de festa.

Os grupos da categoria Bronze iniciarão as apresentações nesta-sexta-feira. No total, 18 grupos se apresentarão pela categoria, do dia 9 a 12 de agosto. Já no dia 13, os 48 grupos da Categoria Prata iniciarão suas apresentações, que seguem até o dia 20.

A programação com todas as danças que estarão no 63° Festival Folclórico do Amazonas pode ser conferida no portal do Viva Manaus, pelo link: https://vivamanaus.com/63o-festival-folclorico-do-amazonas-programacao/.

Jurados

Todos os grupos das categorias Bronze e Prata serão avaliados. Neste ano, o corpo de jurados é composto pelo ator Fagner Coelho, a socióloga Maísa Arruda, o ator, diretor e produtor Michel Guerreiro, o cantor e compositor Robson Júnior e o blogueiro e crítico cultural Sinny Lopes.

Feira Gastronômica

Além das apresentações dos grupos folclóricos, o festival também contará com a feira gastronômica, comandada, pelo segundo ano consecutivo, pela empresa “Rota dos Chefs”.

Segundo uma das organizadoras do “Rota”, Lídia Mota, durante todos os dias do festival, serão 30 barracas com as mais diversas comidas da gastronomia disponibilizadas no Anfiteatro da Ponta Negra.

“Pelo segundo ano, estaremos atuando na área gastronômica do festival, levando desde as mais tradicionais comidas de festas juninas, como também, opções de comidas orientais entre outras. Um cardápio bastante variado e acessível para o público que for prestigiar o evento”, disse Lídia.  

Trânsito

De acordo com o chefe de Divisão da zona Oeste do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU/Trânsito), Wagner Oliveira, durante os dias do 63° Festival Folclórico do Amazonas haverá monitoramento por parte dos agentes do IMMU, ordenando o trânsito para que flua de maneira segura e continua no local.

“Durante todos os dias do festival, estaremos atuando no local para garantir o fluxo normal do trânsito e a segurança dos pedestres. Pedimos a colaboração do público para que obedeça as orientações de trânsito e siga as orientações dos agentes”, disse Wagner.

Vale ressaltar que a faixa liberada que acontece todas as quartas-feiras no local, não terá alteração em seu funcionamento. 

Transporte

Fiscais de transporte do IMMU estarão presentes nos pontos de parada localizados no Anfiteatro da Ponta Negra para orientar os usuários do transporte coletivo e operadores do sistema durante o festival.

A Gestão de Transportes Urbanos programou para o evento reforço das linhas 120, 126, 450, 542, 641 e 678, conforme determinação da autarquia municipal, bem como o cumprimento dos quadros de horários para melhor atendimento aos deslocamentos dos usuários para o local em questão.

Ambulantes

Durante todos os dias do festival, 20 fiscais da Secretaria Municipal de Abastecimento, Agricultura, Centro e Comércio Informal (Semacc) realizarão operações de fiscalização de vendedores ambulantes na área do Complexo Turístico da Praia da Ponta Negra. Apenas os vendedores cadastrados e regulares que receberam treinamento da Vigilância Sanitária da Prefeitura de Manaus (Visa Manaus) para manuseio e comércio de alimentos, e ainda os barraqueiros da feira gastronômica, poderão atuar no local.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here