Prefeitura de Manaus inicia duas campanhas de Vacinação contra o HPV

A vacinação é para adolescentes do sexo feminino entre 11 e 13 anos
A vacinação é para meninas entre 11 e 13 anos

A Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) estará trabalhando, a partir desta segunda-feira (10), em duas campanhas de vacinação contra o HPV. A primeira, iniciada em 2013, é de iniciativa da Prefeitura de Manaus e do governo do Estado, para vacinação de adolescentes do sexo feminino, entre 11 e 13 anos, com a aplicação da terceira dose em 695 escolas, com uma meta de vacinação de 49.912 meninas.

A segunda campanha é uma iniciativa do Ministério da Saúde para adolescentes do sexo feminino, que nasceram entre 1/1/2001 a 31/12/2003.

Nesta campanha, a segunda dose acontecerá em setembro de 2014 e a terceira dose depois de cinco anos, em março de 2019. “Importante ressaltar, que adolescentes que iniciaram a vacinação em 2013, não participarão desta campanha do Ministério da Saúde e sim deverão concluir a terceira dose de vacina. Serão vacinadas, aproximadamente, 12 mil adolescentes nas escolas municipais, estaduais e particulares”, explicou o secretário municipal de Saúde, Evandro Melo.

Segundo a diretora do Departamento de Vigilância Ambiental e Epidemiológica da Semsa (DVAE), Angélica Tavares, as duas campanhas têm a finalidade de prevenir o câncer de colo de útero e deverão se estender até o dia 31 de março. “A autorização solicitada dos pais será exclusiva aos casos de recusa, ou seja, apenas pais que não desejam vacinar suas filhas devem comunicar por escrito à escola onde a adolescente estuda”, orientou.

Imunização –  A Campanha Municipal de Vacinação contra o HPV, para o Combate ao Câncer de Colo de Útero, teve início no mês de setembro de 2013, quando foi iniciada a aplicação da primeira das três doses necessárias para a imunização, tendo como público alvo meninas de 11, 12 e 13 anos de idade.

A primeira dose alcançou 49.912 meninas. A aplicação da segunda dose foi iniciada no mês de novembro do ano passado e atingiu 46.331 meninas. HPV é a sigla em inglês para Papilomavírus Humano, vírus mais comum no mundo, causando tumores benignos e malignos. Existem mais de 100 tipos de HPV, sendo que 16 têm potencial para causar câncer.  Estima-se que mais de 70% das mulheres entrarão em contato com o HPV ao longo da vida.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here