Prefeitura de Manaus emite nota de pesar pelo falecimento do empresário José Azevedo

José Azevedo morreu vítima de embolia pulmonar (Imagem: Reprodução)

O prefeito de Manaus, Artur Virgílio Neto, e a primeira-dama e presidente do Fundo Manaus Solidária, Elisabeth Valeiko Ribeiro, lamentam profundamente o falecimento do empresário José Azevedo, aos 84 anos, ocorrido neste sábado, 23/6, em São Paulo, e solidarizam-se neste momento de dor com os familiares e amigos.

O prefeito ressaltou que não só Manaus, mas o país perdeu um homem visionário que contribuiu fortemente para desenvolver tanto o comércio varejista na capital bem como em todo o Amazonas, por meio das lojas do grupo TV Lar, distribuídas na capital, interior do Estado e também em Roraima.

José dos Santos da Silva Azevedo nasceu em 23 de Julho de 1933, na cidade portuguesa de Albergaria-a-Velha, vindo para o Amazonas, com a família, em 1934. Técnico em eletrônica e em contabilidade José Azevedo montou a primeira loja em 1964, especializada em componentes eletrônicos e de consertos em aparelhos de rádio, na rua Henrique Martins, Centro.

Três anos depois, com a criação da Zona Franca de Manaus, Azevedo passou a importar televisores e aparelhos eletrônicos, entre outros produtos, como motores de popa, por exemplo, tornando-se uma das referências no comércio varejista de Manaus.

O empresário também era cônsul honorário de Portugal – o que lhe rendeu a Comenda da Ordem do Mérito, em 1987, pelo então presidente português, Mário Soares -, além de ter integrado a Federação Amazonense do Comércio (Fecomercio/AM), o Sindicato do Comércio Varejista no Estado do Amazonas (Sincovam) e a Associação Comercial do Amazonas (ACA).

José Azevedo morreu na tarde deste sábado, em São Paulo, onde fazia tratamento de saúde, vítima de uma embolia pulmonar.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here