Prefeitura de Barreirinha inaugura Mamógrafo

“Se for detectado precocemente o câncer, existe 95% de chance de cura”, ressaltou a secretaria Jociane Carneiro
Segundo Mário Carneiro, a vinda do mamógrafo para o município é fruto da importante parceria do Governo do Estado com a Prefeitura de Barreirinha
Segundo o prefeito em exercício Mário Carneiro, a vinda do mamógrafo para o município é fruto da importante parceria do Governo do Estado com a Prefeitura de Barreirinha

As mulheres da cidade e do interior do Município de Barreirinha já poderão realizar exames de Mamografia na sua própria cidade, sem precisar se deslocar para Parintins ou para a capital do estado. Na última segunda-feira (13), como parte das comemorações do Outubro Rosa, o prefeito em exercício de Barreirinha Mário Carneiro, acompanhado da secretária de saúde Jociane Siqueira, dos vereadores Sávio Dutra (PT), vereador Renilson Marinho (PSL), do diretor da Unidade Mista de Barreirinha Dr, Francisco Frota e com a presença de populares, inaugurou na tarde da última segunda-feira (13) uma máquina para a realização de exames de mamas (Mamógrafo) na cidade. O equipamento foi instalado no hospital Coriolano Cidade Lindoso e de acordo com a técnica Julielza Carneiro que irá operar a máquina, serão realizados em torno de seis exames diários.

De acordo com o prefeito em exercício Mário Carneiro, a vinda do mamógrafo para o município é fruto da importante parceria do Governo do Estado com a Prefeitura de Barreirinha, ele disse também que o aparelho estava sem funcionamento, por que aguardava a chegada de um técnico especializado para adequar as salas e instalar o equipamento e que agora com o funcionamento do aparelho é possível atender as mulheres que precisam realizar o tão importante exame de mama. Antes da chegada do Mamógrafo em Barreirinha, a prefeitura municipal por intermédio da secretaria municipal de saúde (SEMSA), custeava a ida das mulheres que precisam realizar os exames de mama até Parintins, arcando com as despesas de transporte, alimentação e pagamento pelo serviço a uma clínica particular.

“Se for detectado precocemente o câncer, existe 95% de chance de cura”, ressaltou a secretaria Jociane Carneiro
“Se for detectado precocemente o câncer, existe 95% de chance de cura”, ressaltou a secretaria Jociane Carneiro

De acordo com a secretária de saúde do município Jociane Carneiro, essa é uma conquista super importante para as mulheres barreirinhenses, principalmente para aquelas acima dos 40 anos que precisam submeter aos exames preventivos do câncer de mama. “Se for detectado precocemente o câncer, existe 95% de chance de cura”, ressaltou a secretaria.

As mulheres presentes no ato da inauguração do equipamento foram representadas pelos pronunciamentos das senhoras Ângela Simões e Catarina Carneiro, que agradeceram o importante benefício que chegou ao município de Barreirinha, que com certeza irá contribuir para salvar vidas, já que um possível câncer de mama poderá ser detectado a tempo de se fazer um tratamento com sucesso.

O câncer de mama é o tipo que mais ocorre em mulheres de todo o mundo. Segundo o Instituto Nacional de Câncer, o diagnóstico precoce é determinante para o combate a esta terrível doença. O exame de mamografia é imprescindível para o sucesso de um eventual tratamento.

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here