Prefeito traça prioridades para 2015

artur-metas-2015-01O prefeito de Manaus, Artur Virgílio Neto, definiu, nesta sexta-feira (19), as medidas fundamentais que nortearão a administração municipal no ano de 2015. Os pilares foram apresentados na última reunião do Conselho Municipal de Gestão Estratégica (CMGE), realizada no Centro Cultural Palácio Rio Branco, no Centro, com a presença do secretariado.

Segundo o prefeito, a meta principal é continuar reduzindo gastos para ampliar a capacidade de investimento. “Teremos um novo choque de gestão, reduzindo ainda mais secretarias, enxugando a máquina municipal, porque queremos investir ainda mais nas melhorias que a cidade necessita”, afirmou.

Entre os eixos básicos de seu governo para o próximo ano, Arthur destacou as áreas da Educação, Saúde, Mobilidade Urbana e Transporte Coletivo. No último caso, ele reforçou a parceria com o Governo do Estado para implantação de uma nova tecnologia do sistema de transporte coletivo.

“O governador José Melo acatou e vamos trabalhar em conjunto para, a partir de 2015, iniciarmos a implantação do Bus Rapid Transit (BRT). Esse é um projeto que depende, exclusivamente, do Governo Federal, porque precisaremos da liberação de recursos. Enquanto isso não acontece, trataremos de corrigir o traçado feito anteriormente para o BRT que, em seus primeiros 19 quilômetros, envolve muitas desapropriações. Estudos mais recentes apontam que isso encarece a obra e pode ser evitado”, explicou o prefeito.

artur-metas-2015-02Segundo o superintendente municipal de Transportes Urbanos (SMTU), Pedro Carvalho, todos os dados coletados no Plano de Mobilidade servirão de base para a implantação do novo modal. “Vale ressaltar que o BRT é uma tecnologia bastante flexível que pode ser, perfeitamente, adotado em Manaus com bom desempenho e custo mais baixo. Com os projetos prontos, a ideia é unir forças, Governo do Estado e Prefeitura de Manaus, para lutar pela liberação dos recursos federais”, pontuou.

Quanto às obras de melhoria na infraestrutura viária, Arthur divulgou que, em 2014, mais de 9.000 vias foram contempladas na capital com ações de recapeamento, tapa-buracos, além de obras de drenagem superficial e profunda. Para o próximo ano, ele pretende alcançar muito mais comunidades, beneficiando os principais corredores por onde passam ônibus.

Educação

Com a aprovação do empréstimo de US$ de 52 milhões, junto ao Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), para a construção de 26 novas unidades educacionais, o prefeito Arthur Virgílio Neto disse que a meta para Educação continuará sendo a ampliação da rede municipal e a melhoria da qualidade de ensino.

artur-metas-2015-03“Nossa expectativa é que tão logo o Senado aprecie essa primeira fase do Projeto de Expansão e Melhoria Educacional de Rede Pública Municipal de Manaus (Proemem), por meados de março de 2015, possamos incorporar outras propostas de ensino que, unidas as que já desenvolvemos, vão garantir que Manaus se posicione entre as sete primeiras cidades brasileiras melhores colocadas no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb)”, destacou o prefeito.

“Queremos ter escolas onde, efetivamente, os alunos aprendam e saiam aptos a disputar vagas nas melhores universidades em iguais condições com os oriundos das escolas particulares. Quando falamos disso, estamos falando da vida das pessoas, porque o que melhora a vida das pessoas é a educação de qualidade”, completou o secretário municipal de Educação (Semed), Humberto Michiles.

CMGE

O Conselho Municipal de Gestão Estratégica (CMGE) é um órgão colegiado de administração direta, vinculado diretamente ao prefeito, por meio da Secretaria Municipal de Governo (Semgov), ao qual compete, também, o acompanhamento e controle da execução das políticas e diretrizes de gestões aprovadas, além da promoção do contínuo aprimoramento da administração municipal.

“Entendemos que é hora de reunir todas as deliberações por eles apresentadas em um livro, tornando-o acessível à sociedade. Queremos que o nosso conselho seja um embrião do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ipuc), que faz com que a cidade fique livre da possibilidade de um mau prefeito. São pessoas muito competentes que nos ajudam com novas propostas para os problemas presentes, também pensando na Manaus do futuro”, finalizou o prefeito.

Fazem parte do CMGE os titulares de órgãos e entidades integrantes da administração pública da Prefeitura de Manaus e membros convidados, representantes de instituições, entidades de classe ou segmentos da sociedade. Atualmente, o conselho é presidido pelo advogado Félix Valois Coelho Júnior.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here