Prefeito assina Carta de Intenção e anuncia medidas emergenciais ao Bosque da Ciência

(Foto: Divulgação)

O prefeito de Manaus, Artur Virgílio Neto, assinou nesta quarta-feira, 10, no Centro Cultural Palácio Rio Branco – Praça Dom Pedro II, na avenida sete de Setembro, Centro, uma Carta de Intenção ao Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa) e anunciou medidas emergenciais para do Bosque da Ciência. Participaram secretários municipais, vereadores da Câmara Municipal de Manaus, a diretora do Inpa, Antônia Franco, entre outros.

Segundo o anúncio do Prefeito de Manaus, em um primeiro momento serão disponibilizados 20 estagiários e 46 bolsistas para atendimento ao publico no Inpa, os mesmos capacitados pela Secretaria de Meio Ambiente (Semmas) e da Secretaria de Administração, Planejamento e Gestão(Semad). A medida pretende resolver a demanda de atendimento aos turistas do Inpa que é aproximadamente de 120 mil pessoas/ano.

No discurso, o Prefeito de Manaus lamentou que o Governo nacional não dá a devida importância a ciência e tecnologia e disse “quero com esta medida acordar o Governo federal que devia resolver e apoiar a pesquisa, lamento que o Governo não veja que aqui no Amazonas está o potencial de desenvolvimento do Brasil”.

Segundo informaram outros assuntos foram tratados com a diretora do Inpa que se referem à elaboração de um estudo de viabilidade técnica e econômica com vistas à concessão do Bosque da Ciência para a iniciativa privada.

65 anos do Inpa tentando popularizar a ciência

Na oportunidade a diretora do Inpa, Antonia Franco agradeceu o apoio da Prefeitura de Manaus e falou da dificuldade em realizar concursos para renovar os recursos humanos necessários. “Neste mês de julho o Inpa cumpre 65 anos de existência, é um instituto de impacto nacional e mundial, no entanto seus recursos humanos diminuíram de um mil servidores a 530 agora. Seria bom tentar entender a importância da pesquisa cientifica e que ao longo dos anos temos tentado popularizar a ciência” salientou.

Reportagem: Mercedes Guzmán

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here