Prefeito acompanha obras de prevenção às chuvas

(Fotos: Alex Pazuello/Semcom)

Com a chegada do período de chuvas, a Prefeitura de Manaus intensifica os trabalhos de dragagem de igarapés para evitar alagamentos em áreas de risco. Na manhã desta quinta-feira, 20/12, o prefeito Artur Virgílio Neto vistoriou os serviços realizados no braço do igarapé do Mindu, localizado no Coroado, zona Leste. De lá, ele seguiu para zona Norte, onde vistoriou as obras de construção do novo reservatório de água da Cidade Nova.

Na zona Leste, equipes da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf) trabalham na retirada de entulho e rebaixamento do nível do igarapé do Mindu, no trecho de 500 metros na alameda Cosme Ferreira, conjunto Ouro verde, Coroado. A medida evita que a água transborde para a rua, em caso de chuva forte.

“Estamos retirando todo o entulho para garantir uma segurança maior para quem mora nessa área. Aproveito e faço um apelo para que os moradores não joguem lixo nos igarapés, pois isso acaba gerando um prejuízo também para quem joga. Essa é uma das dragagens de outras sete que fazemos, simultaneamente, para enfrentar esse período de chuva”, destacou o prefeito Artur Virgílio Neto.

A dragagem desse trecho do igarapé se deu após a constatação da elevação do nível da água a cada chuva e os trabalhos se iniciaram de imediato. “O igarapé já estava muito assoreado e o nível de água já estava chegando a 20 centímetros do nível da rua em momento de chuva. Então, tomamos a iniciativa de começar essa dragagem para rebaixar o leito do igarapé nessa extensão de 500 metros para que as caixas venham a suportar as chuvas”, explicou o secretário da Seminf, Kelton Aguiar.

Os moradores do local têm a consciência que, com a retirada dos entulhos, precisam colaborar e evitar jogar mais lixo no local. “As pessoas não ajudam, jogando lixo no igarapé. Então, temos que ajudar a prefeitura para que todos façam a sua parte. Nós agradecemos esse trabalho de prevenção, porque os moradores que vivem na beira do igarapé já estavam com medo de alagar suas casas”, contou Ronildo de Souza.

Novo reservatório

Ainda na manhã desta quinta-feira, o prefeito visitou a construção do novo reservatório de água da zona Norte. Localizado na avenida Noel Nutels, bairro Cidade Nova, o reservatório terá capacidade para receber até sete mil metros cúbicos de água, beneficiando aproximadamente 300 mil pessoas.

“Estamos cuidando de esgotamento sanitário para cumprir a meta de, em 2030, termos 80% de cobertura de esgoto na cidade de Manaus inteira, como também nós queremos acompanhar o crescimento da cidade garantindo a ampliação da rede de abastecimento de água para termos água durante os sete dias da semana, acompanhando o crescimento vegetativo da cidade”, concluiu Artur.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here