Ponta Negra ganha Posto Médico Avançado

artur-neto-posto-ponta-negra02Usuários do Complexo Turístico Ponta Negra podem contar, agora, com um Posto Médico Avançado (PMA) no local. Nesta quarta-feira, 29, o prefeito Artur Virgílio Neto entregou a unidade, que é a 19 ª inaugurada nesta gestão e foi criada para dar suporte básico de urgência e emergência na área. 

O PMA está funcionando em um prédio construído pela Prefeitura de Manaus, de 900 metros quadrados, para agregar todos os órgãos municipais que atuam de forma integrada no complexo turístico, como o Instituto Municipal de Ordem Social e Planejamento Urbano (Implurb), a Secretaria Municipal de Feiras, Mercados, Produção e Abastecimento (Sempab), a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) e a Guarda Municipal. Também estarão no local a Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros – do Governo do Estado.

artur-neto-posto-ponta-negra03O prefeito disse que não poderia esperar o local funcionar integralmente para inaugurar o PMA, pois o atendimento em saúde é questão prioritária, devido ao grande fluxo de pessoas que frequentam o complexo.

“Aqui estarão funcionando vários órgãos da prefeitura que estão relacionados ao funcionamento da Ponta Negra. Inauguramos logo o PMA, pois colocamos a saúde em primeiro em lugar. Nós temos aqui 150 metros exclusivos para atendimentos de urgência e emergência com o apoio integral do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência)”, disse o prefeito.

artur-neto-posto-ponta-negra04Arthur disse ainda que está conversando com o Governo do Estado, desde a gestão passada, para que a coordenação do Samu na cidade, realizada pela Prefeitura de Manaus, se estenda a toda a região metropolitana.

“Queremos chegar a esse atendimento para expandirmos esse ótimo serviço do Samu a nossa região metropolitana. Porém, de forma integrada para que o atendimento seja bom aqui e nas outras regiões. Essa negociação está avançada”, destacou o prefeito.

artur-neto-posto-ponta-negra06O secretário municipal de Saúde, Homero de Miranda Leão, explicou que o posto é administrado pelo Samu e já funcionava de forma provisória em um contêiner em frente ao anfiteatro da Ponta Negra, mas agora estará com um posto permanente para atendimento. “O posto vai funcionar todos os dias das 8h às 17h, dando apoio ao Corpo de Bombeiros, que faz o atendimento da população na praia da Ponta Negra nesse mesmo horário”.

O diretor do Samu, o médico Ruy Abrahim Lima, informa que o posto não funcionará como uma Unidade Básica de Saúde ou Serviço de Pronto Atendimento (SPA), não tendo o objetivo de oferecer consultas médicas ou outros serviços de Atenção Básica. “O posto tem a função exclusiva de realizar o primeiro atendimento em urgência e emergência”, destaca Ruy Abrahim.

artur-neto-posto-ponta-negra05O posto está funcionando inicialmente com um enfermeiro, dois técnicos de enfermagem, um administrativo e um serviço geral. Serão disponibilizados quatro leitos de emergência e, caso necessário, ambulâncias do Samu serão acionadas para que o paciente seja encaminhado aos hospitais ou SPAs. “No antigo posto provisório a média diária de atendimento era de quatro pacientes de segunda a sexta-feira e de dez pacientes nos finais de semana, quando há maior movimento na praia. A maior parte de atendimento está relacionada ao uso de álcool, além de pequenos ferimentos”, informa o diretor do Samu.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here