Cidades

Ponta Negra foi escolha do manauara para o último dia de 2021

(Foto: Altemar Alcântara/Semcom)

Apesar da manhã com tempo fechado, a tarde de sexta-feira, 31/12, a última do ano de 2021, acabou dando praia, com um tempo ensolarado. Foi assim para a fisioterapeuta Simone Veloso de Oliveira Souza, 43, que aproveitou a tarde na praia perene do complexo parque Ponta Negra, zona Oeste. “Deu praia e estou achando muito bom. Sol favorável, as pessoas felizes, com saúde. Praia muito bem monitorada. Acho que deveria ter fogos para animar mais”, pontuou a profissional.

Em virtude da nova variante Ômicron, a maioria das capitais brasileiras, incluindo a amazonense, não realizará festas de Réveillon por medida de segurança sanitária. A Prefeitura de Manaus tem horário especial para esta virada de ano, no complexo da zona Oeste. A tradicional queima de fogos também foi cancelada e o parque recebe reforço de segurança e monitoramento durante a virada, com o Grupo de Operações Especiais (GOE) da Polícia Militar.

A comissão que coordena a gestão do parque montou estrutura para receber os frequentadores nas datas, sendo que neste último dia de 2021, as atividades comerciais do parque, como quiosques e barracas, funcionam até as 22h. Em todos os dias a praia estará aberta no horário de 9h às 17h (para banho no rio) e será fechada às 18h. O horário se repete no dia 1°/1.

O complexo atende ao decreto n°44.978/2021, do governo do Estado, que suspende a realização de eventos com mais de 3 mil pessoas no Amazonas, sendo válido até 15 de janeiro de 2022.

Imunização

A Prefeitura de Manaus está intensificando as ações de vacinação e inicia buscas ativas nas regiões com menores percentuais de pessoas imunizadas. A população deve atender aos cuidados básicos para a prevenção na pandemia, como uso de máscara e o distanciamento social, além da vacinação e dos reforços da prefeitura para garantir o máximo de imunização à população.

Programação

A Ponta Negra segue com a programação normal na praia e de funcionamento das áreas comerciais, além da decoração de Natal aberta à visitação ao público diariamente. O complexo ganhou uma árvore e o maior presépio montado ao ar livre do Brasil. Ambos levam assinatura do artista parintinense Rossy Amoedo.

A ação faz parte do “Natal das Águas, Luz da Esperança”, iniciativa que visa fortalecer o sentimento natalino com várias atividades, tanto na cidade quanto na zona rural. Foi inaugurado o “Ballet das Águas”, espetáculo que mistura cores e músicas tradicionais do Natal, todas sincronizadas, no chafariz localizado na orla da Ponta Negra.

Praia

Em razão das medidas de proteção contra a pandemia, a praia e o acesso ao banho estavam interditados aos fins de semana e feriados, funcionando de segunda-feira a sábado. Entretanto, o complexo voltou a funcionar de segunda a domingo, de 9h às 17h (para banho no rio).

A flexibilização de medidas restritivas permitiu o acesso à praia do complexo de segunda a sexta-feira, de 6h às 17h. Não apenas os frequentadores devem respeitar as marcações feitas pelos salva-vidas do Corpo de Bombeiros, mantendo sua segurança, mas também os proprietários de embarcações.

Agentes de segurança, como Guarda Municipal e Polícia Militar, estão atuando para retirada de quem insiste em desrespeitar o uso correto do balneário.

A Prefeitura de Manaus ressalta que é importante respeitar as normas de uso do espaço e não ultrapassar o cordão de isolamento na água, colocado pela equipe de salva-vidas do Corpo de Bombeiros, que indica a área de segurança dos banhistas no rio. Além do horário indicado para banho – até as 17h – e a preocupação com as crianças dentro do rio, a recomendação principal é o cuidado no consumo de bebidas alcoólicas.

Os corpos permanentes de segurança, incluindo Guarda Municipal, com ciclopatrulha, a Polícia Militar e bombeiros atuam no monitoramento da praia e na segurança dos banhistas até as 17h, bem como na segurança e manutenção do patrimônio de todo o complexo. Equipes da Secretaria Municipal de Limpeza Urbana (Semulsp) também reforçam a higiene do calçadão e da praia perene.

*Com informações da assessoria

 

Deixe um comentário