Polo Aquático do Amazonas conquista tricampeonato da categoria Sub-18

A equipe detém o título de tricampeão da competição por já ter vencido as edições de 2011 e 2012
A equipe detém o título de tricampeão da competição por já ter vencido as edições de 2011 e 2012
A equipe detém o título de tricampeão da competição por já ter vencido as edições de 2011 e 2012

A equipe Amazonense de Polo Aquático Sub-18 desembarca em Manaus nesta quarta-feira, 22, com mais um título para o esporte no Estado. Eles conquistaram no último fim de semana, dias 20 e 21 de outubro, o troféu da 7ª edição do Torneio Interfederativo de Polo Aquático Sub-18, realizado em Aracaju, Sergipe (SE).

Agora, a equipe detém o título de tricampeão da competição, por também ter vencido a 4ª e 5ª edição do evento, realizadas em 2011 e 2012.

Durante a disputa o Amazonas enfrentou as equipes representantes dos estados de Sergipe, Rio Grande do Norte (RN), Ceará (CE) e Paraíba (PB). Das quatro partidas que a equipe participou na primeira fase, perdeu apenas para o Ceará, voltando a vencê-lo durante a disputa da medalha de ouro, já na fase final da competição.

Integrando a sequência vitoriosa, o Amazonas ainda teve a defesa menos vazada da competição, o que assegurou ao atleta amazonense, Lucas Ferreira, 15, o título de melhor goleiro.

A delegação recebe apoio da Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Juventude, Esporte e Lazer (Semjel), que viabilizou a ida de quatro atletas ao torneio.

Para o secretário da Semjel, Elvys Damasceno, o apoio e a valorização dos campeões torna ainda mais visível a modalidade aquática no cenário esportivo do Amazonas. “De sete edições do torneio, o Amazonas conquistou três, isso é gratificante para o crescimento da modalidade no nosso Estado, pois mostra que os atletas estão procurando destaque em torneios aquáticos. Já temos importantes nomes na natação e agora poder ter destaque no Polo Aquático possibilita ganhos significativos para a atual gestão que trabalha para que Manaus se torne a cidade do esporte”, declarou Damasceno.

O time comandado pelo capitão, Luciano Marques, 18, é formado por 15 atletas, sendo 13 jogadores, um preparador físico e um técnico, dos quais apenas 13 participaram do torneio. A delegação recebe apoio da Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Juventude, Esporte e Lazer (Semjel), que viabilizou a ida de quatro atletas ao torneio.

De acordo com o técnico da seleção amazonense, Mike Moraes, 46, o ótimo desempenho dos atletas foi conquistado por meio de incentivo e treinos. “Sabemos da dificuldade financeira que o esporte local ainda enfrenta, mas procuramos o apoio da Semjel para que a presença da equipe no torneio fosse possível. As horas de treinos foram intensas, chegando a 2h30 por dia, durante seis vezes na semana”, reforça Mike.

Próximos desafios – Mike Moraes agora prepara a categoria adulto para disputar a Liga Nacional de Polo Aquático, que este ano será realizada em Jundiaí, São Paulo (SP). Na última edição do torneio, realizada de 14 a 17 de novembro de 2013, o time amazonense conquistou o terceiro lugar. Este ano, de 13 a 17 de novembro, a equipe lutará em busca da medalha de ouro, feito ainda considerado inédito para o Polo Aquático do Amazonas.

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here