Polícia Militar prepara policiais para pilotagem de alto desempenho

Foto: Divulgação/SSP-AM

Condução, raciocínio, percepção de distância e outros pontos que fazem parte do cotidiano policial são treinados no Curso de Veículo de Emergência, do Centro de Formação de Condutores (CFC) da Polícia Militar do Amazonas. Com 15 dias de duração, o curso avançado prepara os militares para pilotagens de alto risco.

Durante o treinamento, os instrutores simulam situações de alto risco, com diversos obstáculos, incluindo areia, lama, pedestres na via, trânsito intenso, retomada emergencial de direção, o popular “cavalo de pau”, além do enfrentamento com tiros usando os veículos como base de segurança.

Os policiais também participam de treinamento de direção em becos e vielas em bairros da capital amazonense, além de praticarem manobras como derrapagem e saída do veículo em movimento.

De acordo com o comandante do CFC, major Wagner Rodrigues, o curso é exclusivo para policias e as inscrições são feitas a partir de divulgação interna. “A gente anuncia vagas para cada unidade, que indica os militares” explicou.

Habilitação – O Centro de Formação de Condutores da PMAM também treina policiais e servidores do Sistema de Segurança que buscam a aprovação no teste de direção do Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM).

As aulas de direção das categorias A, B e D são realizadas após o pagamento da taxa no Detran e aprovação nos testes psicotécnico e de legislação. Segundo o comandante do CFC, o índice de aprovação no Detran é de 91%. Para isso, os instrutores levantam as principais dificuldades de cada aluno e trabalham em cima delas para melhorar o desempenho dos candidatos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here