Polícia Militar deflagra operação ‘Catraca’ nas quatro zonas da capital

(Foto: Divulgação/PMAM)

A Polícia Militar do Amazonas (PMAM) deflagrou a operação “Catraca” em buscas de armas e outros materiais ilícitos em ônibus do transporte público em todas as zonas da cidade. O objetivo é evitar que roubos dentro dos veículos aconteçam. A ação teve início na tarde desta quarta-feira (23/01). São pelo menos cem homens e mais de 30 viaturas.

A abordagem aos ônibus foi intensificada mesmo com a redução de mais de 5% nos índices de roubos em ônibus nos primeiros 15 dias de janeiro. O dado é da Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP-AM). Segundo o subcomandante-geral da PMAM, coronel PM Disney Brilhante, que coordena a operação, um dos diferenciais da ação é a ausência de cones para demarcar barreiras.

“A ausência desses cones, contribui de forma significativa nas abordagens para não chamar a atenção e também não complicar o trânsito. Outro fator importante é que não faz as pessoas ficarem em alerta e avisar onde está acontecendo uma abordagem, algo comum agora com os aplicativos de mensagens instantâneas”, disse o subcomandante.

Os usuários de ônibus aprovaram a realização da operação. A secretária Sebastiana Moreira de Brito disse que a operação é necessária, uma vez que, dentro do ônibus não é possível saber quem é passageiro e quem é criminoso. “A gente não sabe quem está sentado ao nosso lado, por isso, essa abordagem da polícia é importante”, declarou.

A estudante Ketlen Maria de Sousa também gostou da ação da PM. “Tem que continuar com essas ações sempre todos dos dias”, disse a jovem, que estava dentro de um dos veículos abordados na operação. A operação catraca será contínua, sem data para encerrar.

O motorista da linha 455, Wellington Albuquerque, afirmou que vê a ação da polícia como uma forma positiva de dar segurança. “Eu sou grato porque a gente fica mais seguro. Não tem hora para os criminosos atuarem”, disse.

Segundo a Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP), em 2017 foram registrados 3,5 mil assaltos a ônibus em 2017 e 2,4 mil no ano passado, uma redução foi de 32,5%.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here