Vereador Rodrigo Guedes (PSC)

O vereador Rodrigo Guedes (PSC) enviou uma indicação à Prefeitura de Manaus pedindo a inclusão dos adolescentes com deficiência (PCDs), que estão na faixa etária de 12 a 17 anos, no calendário oficial de vacinação contra Covid-19, como grupo prioritário. Para o vereador, a inclusão destes jovens é importante para garantir que se protejam, já que muitos correm um risco maior de contraírem o vírus.

“Muitos PCDs acabam sendo mais vulneráveis, do ponto de vista da saúde, por possuírem algum tipo de comorbidade ou deficiência e se inserirem em um grupo de risco. Vale lembrar que estas pessoas muitas vezes não conseguem se prevenir usando máscaras, controlando suas mãos. Por isso, faço essa indicação ao prefeito David Almeida”, disse o vereador.

Conforme explicou o parlamentar, alguns municípios do Brasil já estão iniciando o processo de cadastramento e inclusão destes jovens no calendário oficial de vacinação contra Covid-19, como grupo prioritário. Atualmente, o único imunizante autorizado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) e pelo Ministério da Saúde para a vacinação de menores de 18 anos é a Pfizer.

“Após cumprir o final dessa primeira etapa da imunização, das pessoas até 18 anos. Nós sabemos que a única vacina autorizada é a Pfizer, as outras ainda não foram autorizadas pelo Ministério da Saúde, então a quantidade de pessoas menores de 18 anos é grande, mas a de vacinas é limitada. Por isso pedi prioridade aos adolescentes PCDs”, afirmou.