Pedágio Ambiental distribui mudas para moradores do Santa Etelvina

(Foto: Altemar Alcântara/Semcom)

A doação de mudas frutíferas, ornamentais e medicinais feita pela Prefeitura de Manaus, por meio do projeto Pedágio Ambiental, desenvolvido pela Secretaria municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas), atraiu a atenção nesta quarta-feira, 3/4, de moradores do bairro Santa Etelvina e arredores, na zona Norte. A distribuição ocorreu na rua 22 de Março, em frente à Escola Municipal Siria Mamed e repassou, no total, 600 mudas de espécies variadas. Desde cedo, pessoas esperavam pela distribuição na frente da escola.

O Pedágio Ambiental tem como finalidade incentivar o plantio de mudas nos quintais urbanos. A iniciativa tem também um caráter educativo, com a distribuição, juntamente com as mudas, de material informativo acerca da importância da arborização urbana e da preservação do sauim-de-coleira. Morador do Santa Etelvina, Dani Douglas, 55, levou para casa mudas de café e biribá. “Gosto de produzir mudas em casa e essa iniciativa da Prefeitura de Manaus é excelente. Nos dá oportunidade de intensificar nosso plantio”, afirmou ele, acrescentando que a partir de agora vai acompanhar o projeto.

Nelza Gama, 33, moradora do Viver Melhor 3, estava desde cedo no local da entrega para pegar mudas e logo identificou o sauim-de-coleira ao receber o folder acerca da espécie. “Vejo sempre esse macaquinho na área verde próxima do conjunto e não sabia que ele era tão importante para a natureza”, afirmou ela, ao tomar conhecimento do papel do sauim-de-Manaus como dispersor de sementes. O aposentado Albino da Silva, 67, destacou a oportunidade que o Pedágio Ambiental proporciona. “Gosto muito de planta e infelizmente é caro comprar em viveiros particulares ou floriculturas. Essa oportunidade que a prefeitura nos dá de pegar a muda de graça é excelente”, comemorou.

O Pedágio Ambiental estará neste mês de abril fazendo a doação de mudas na zona Norte. A partir deste ano, o projeto será desenvolvido quinzenalmente, com duas distribuições feitas a cada mês. A próxima distribuição será no dia 17/4, na Feira Livre do Nova Cidade, situada na avenida Margarita, com início às 9h. O projeto tem como finalidade também ampliar o acesso da população às mudas produzidas no Viveiro Municipal, conforme a orientação do prefeito Artur Virgílio Neto de permitir que a população participe do processo de arborização da cidade. No ano passado, a Semmas realizou a distribuição de 73.215 mudas, de janeiro a dezembro, já contando com o incremento proporcionado pelo Pedágio Ambiental, iniciado em agosto do ano passado.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here