Parque Estadual do Rio Negro é agora RDS Puranga Conquista

Dep. Sinésio Campos deu a notícia acompanhado da secretária Kamila Botelho
Dep. Sinésio Campos deu a notícia acompanhado da secretária Kamila Botelho
Dep. Sinésio Campos deu a notícia acompanhado da secretária Kamila Botelho

Da Redação – No segundo semestre de 1997, o então vereador Sinésio Campos (PT) recebeu uma comitiva de moradores da Comunidade Ribeirinha Jaraqui, localizada no Parque Rio Negro. Na época, os trabalhadores rurais solicitaram ao vereador petista que ele conseguisse alterar a situação do Parque Estadual para que ele sofresse alteração e passasse a ser uma RDS (Reserva de Desenvolvimento Sustentável). Desta forma eles poderiam melhor trabalhar a terra e ter a documentação para implementar projetos econômicos.

Somente agora, graças ao esforço do deputado Sinésio Campos e da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável Kamila Botelho do Amaral e do governador Omar Aziz, a mudança foi efetivada. O próprio parlamentar petista e a secretaria estadual estiveram na comunidade para dar a boa nova aos moradores sobre a mudança para RDS Puranga Conquista.

Desde 1997, os moradores aguardavam a mudança
Desde 1997, os moradores aguardavam a mudança

A solenidade foi marcada pela emoção, pois a reivindicação para a criação de uma RDS era o grande sonho dos moradores, que acaba de ser realizado. A secretaria de Meio Ambiente afirmou que com a alteração nos limites do parque será possível implementar inúmeros programas sociais e econômicos. “Essa luta é antiga e a união dos comunitários foi importante para ocorrer essa mudança. Agora iremos cuidar para que a regularização fundiária ocorra, assim como outros programas possam começar a ser implementados como o Luz Para Todos, por exemplo”, salientou Kamila Botelho.

O parlamentar não se conteve e emocionado disse: “Desde a década de 90 que esses moradores lutavam para conseguir fazer a alteração e agora, graças ao apoio da secretaria Kamila e do governador Omar Aziz, a alteração ocorreu, é motivo de alegria e festa para esta linda e progressista região do Rio Negro”, finalizou./// Texto e Fotos: Kennedy Lyra

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here