“Parlamento Jovem” começa na quarta e será antecipado por causa das eleições

A eleição de 24 estudantes-deputados do programa “Parlamento Jovem, realizado pela gerência de educação cidadã da Escola do Legislativo Senador José Lindoso, vai começar na próxima quarta-feira (21), muito mais cedo que em anos anteriores, em função do calendário eleitoral deste ano. “Devido ao ano eleitoral, estamos antecipando as eleições do Parlamento Jovem”, explicou a pedagoga Paloma Cavalcante, uma das palestrantes do programa. “Para não haver conflito com o período eleitoral a partir do segundo semestre, as eleições serão realizadas apenas com escolas da capital e vão acontecer no Auditório Senador João Bosco, localizado no Centro Técnico do Poder Legislativo”, completou a professora.

O programa “Parlamento Jovem”, desenvolvido pela Escola do Legislativo da Aleam – entidade criada para realizar a capacitação dos servidores da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) – já teve a participação de 645 mil alunos das redes pública e privada, desde que foi criado em 2008. O modelo criado pela Escola do Legislativo já conquistou destaque nacional, já que um dos deputados eleitos representa o Amazonas no “Parlamento Jovem” do Congresso Nacional.

As primeiras escolas a escolherem o aluno deputado que vai representar os colegas na Aleam serão os estudantes da Escola Estadual Dr. Isaac Swerner, do São José II. A votação será realizada na quarta-feira (21), às 8h30. Na quinta-feira (22), às 14h, será a vez dos alunos da Escola Estadual Frei Mário Monacelli, do bairro Alfredo Nascimento. Na sexta-feira (23), às 14h, será realizada a terceira eleição, desta vez com os alunos da Escola Estadual Agnello Bittencourt, do Santo Augostinho. Os alunos-eleitores são todos os estudantes do ensino médio de cada escola.

A previsão é que até o início de maio todos os 24 alunos parlamentares e seus respectivos suplentes sejam empossados como jovens deputados. Eles participarão de aulas sobre Direito Constitucional, Regimento Interno, elaboração de Projetos de Lei e outros assuntos que fazem parte do dia-a-dia do parlamento. Cada aluno será orientado por um deputado e irá elaborar um Projeto de Lei.

“Esse programa é um dos mais importantes que desenvolvemos na Escola do Legislativo. Ficamos muito felizes com a consciência política que os alunos desenvolvem após participarem do Parlamento Jovem”, destacou a diretora da Escola do Legislativo, Jaqueline Ferretti Monteiro.

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here