Parabéns, Bairro Praça 14!!!

Da Redação – Neste sábado, dia 14, o Blog da Floresta homenageia um dos mais tradicionais bairros de Manaus: Praça 14 de Janeiro. São 132 anos de vida pulsante num encontro inusitado entre o sagrado e o profano, resultado de uma revolta popular, cuja data é uma alusão ao dia em que foi morto o soldado do Esquadrão de Cavalaria João Fernandes Pimenta com um tiro no peito. O fato ocasionou a renúncia do então governador Gregório Thaumaturgo de Azevedo, fazendo Eduardo Ribeiro seu sucessor.

Poucos sabem, mas o local também abriga até hoje o segundo quilombo urbano brasileiro, denominado Comunidade do Barranco, onde vivem aproximadamente 120 descendentes da matriarca escrava Severa Fonseca.

Além disso, lá também pode ser encontrados maternidade, faculdade, quartel da Polícia Militar, uma das mais famosas igrejas católicas da cidade, de Nossa Senhora de Fátima, um mercado concorrido de autopeças, além de abrigar a sede da Escola de Samba Vitória Régia, nossa “verde e rosa”. Parabéns, Praça 14 por abrigar a tudo e a todos sem distinção!>>>Roberto Brasil / Osny Araújo

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here