Pacientes reclamam de redução do tempo na fisioterapia pelo SUS

(Foto: Mercedes Guzmán)

Vários pacientes atendidos nas clínicas e centros médicos que prestam serviços de fisioterapia pelo SUS em Manaus reclamam da redução do tempo das sessões, reduzindo de 45 para 30 minutos. Segundo informações colhidas pelo Blog da Floresta, o critério de reduzir o tempo de cada sessão foi dos donos dessas instituições e aprovado pelo SUS, prejudicando os pacientes que dependem deste serviço para sua recuperação.

As reclamações foram verificadas in loco e constatou-se a falta de fiscalização por parte dos órgãos competentes. As denúncias feitas incluem maus tratos, atendimento deficiente dos profissionais, pois existe uma sobrecarga de trabalho tendo que atenderem por hora grupos de até vinte pessoas.

“Foi a dona da clínica que decidiu reduzir o tempo do atendimento. Enviou nota ao SUS e eles aceitaram. Ela viu que outras clínicas fazem o mesmo”, afirmou uma colaboradora.

(Foto: Mercedes Guzmán)

A demanda para fisioterapia é grande e os pacientes que precisam deste serviço esperam meses para serem programados pelo Sistema (SISREG). Quando isso acontece se deparam com um atendimento precário. Muitos relatam que quando reclamam a resposta recebida é sempre a mesma: é o sistema. Assim ninguém toma providencias para melhorar esta situação.

A equipe do Blog da Floresta manteve contato com as secretarias de saúde municipal e estadual para falarem a respeito, mas não obteve resposta.

Reportagem: Mercedes Guzmán

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here