Pacientes destacam fisioterapia da Policlínica Codajás

O serviço de fisioterapia da Policlínica Codajás foi destacado pelos pacientes atendidos neste serviço. São 17 profissionais que atendem 12 pessoas por dia, a partir dos cinco anos. São pacientes com problemas neurológicos, traumatológicos, com necessidades ortopédicas e com aflições reumatológicas, entre outros. Com uma estrutura mínima para o atendimento, a demanda de renovação de equipamento foi apontada como prioridade para continuar um bom atendimento.

Renovação de equipamentos

Eriberto de Almeida Jr

O responsável da Fisioterapia Policlínica Codajás, Eriberto de Almeida Jr, explicou que os pacientes contam com um professional para atendimento, mas apesar do serviço estar funcionando, os aparelhos precisam ser renovados. O equipamento esta há mais de uma década sem ser renovado e com o uso diário alguns não funcionam. Já enviamos a solicitação ao governo do Estado do Amazonas faz tempo, mas até agora não temos resposta”, afirmou.

Segundo o paciente Antônio Jorge da Silva, que teve a perna amputada por causa da diabete, está sendo atendido há oito meses no local. “O atendimento é ótimo. Os fisioterapeutas são prestativos e tratam a gente bem”, declarou.

Aconselham pratica regular da atividade física

Victor da Silva

O fisioterapeuta Victor da Silva informou que ‘a maioria dos pacientes são adultos (homen e mulher) em idade economicamente ativa (25 a 35 anos), 70 % traumato ortopedia, dores de joelho, ombro, bursites dores lombares, AVC, 10% pacientes reumatológicos e outros como decorrentes da diabetes.

Falando de saúde e prevenção de doenças o fisioterapeuta Victor orienta a todos que a pratica regular da atividade física faria com que a população adoecesse menos, pois alguns casos são resultado do sedenteramismo. O especialista informou ainda que os fisioterapeutas que atendem na Fisioterapia da Policlínica Codajás são do Centro Especial de Reabilitação e preparam o corpo do paciente que irá receber prótese.

Sonho é contar com um fisioterapeuta nas escolas

Para o fisioterapeuta Victor da Silva um sonho seria contar com um fisioterapeuta nas escolas “um professional orientando como educar e fortalecer o seu corpo, a importância de fazer um alongamento antes de qualquer atividade, conhecer quais as atividades físicas que lesionam ou as que previnem doenças entre outras recomendações”.

Reportagem: Mercedes Guzmán

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here