Ouvidoria Itinerante da ALEAM é indicada e concorre ao prêmio Innovare

Dep. Felipe Souza (Patriota)

Nesta quarta-feira (19/6), o deputado Felipe Souza (Patriota) informou que o Projeto Itinerante da Ouvidoria Ativa da ALEAM foi selecionado e está concorrendo ao Prêmio Innovare 2019, um dos maiores reconhecimentos da justiça brasileira e que procura valorizar iniciativas que buscam soluções para os desafios atuais. Representantes deste premio realizaram visita técnica para avaliação do trabalho.

“Buscamos levar a ouvidoria até a população uma forma de dar acesso ao poder público, buscando essa aproximação. Um exemplo é o trabalho junto aos povos indígenas como os Sateré Maué viabilizando as demandas”, disse o deputado Felipe Souza.

O tuxaua da Aldeia Waikiru, André Sateré disse: “A gente procura ser ouvido, ser reconhecido por sermos indígenas e temos encontrado uma porta aberta na Ouvidoria da Aleam, as nossas demandas são emissão de documentos e atendimento de saúde para as crianças e mulheres, precisamos de pediatra e atendimento odontológico“.

Esta iniciativa chega a lugares onde são requeridos e objetiva que os cidadãos exerçam seus direitos, priorizando assim a aproximação do poder público da população. No caso dos indígenas foram atendidas 60 famílias das etnias Satere Mawé e Waikiru numa ação social onde se registrou demandas na área de saúde e educação.

Segundo uma das autoras do projeto, Dra. Adriana Almeida, a inovação da prática é que a ouvidoria deixou de ser um setor onde se recebe reclamações e passa a ter servidores na linha de frente com os problemas enfrentados pelas comunidades e procuram soluções.

Ouvidoria irá aos municípios do interior

Segundo o deputado e ouvidor Felipe Souza, as reclamações atendidas referem-se mais a tapa-buracos, construção de obras, entre outras, para a capita. “Também há dificuldade de acesso aos órgãos públicos, acesso a informação que tentamos solucionar trabalhando junto a Prefeitura de Manaus e os órgãos do poder público”, frisou.

Anunciou ainda que a equipe da Ouvidoria Itinerante estará nos municípios do interior para escutar as demandas e reclamações da população.

Desde 2004, o Innovare já teve quase sete mil experiências e distribuiu 213 prêmios para as iniciativas que mais ajudaram o cidadão a ter uma justiça de forma mais ágil.

Reportagem: Mercedes Guzmán

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here