Otorrino realiza segundo mutirão de consultas e cirurgias em Coari

HRCfachadaTermina nesta segunda-feira (17), o segundo mutirão de consultas e cirurgias na área da Otorrinolaringologia, realizado desde a última quinta-feira (13), no município de Coari, a 363 quilômetros de Manaus. Durante estes cinco dias, estão sendo realizadas mais de 120 consultas, além de seis cirurgias. Os atendimentos estão sendo realizados pela equipe do médico otorrinolaringologista Pedro Tamoyo, que está na cidade com o objetivo para atender a demanda da especialidade, na policlínica Rock Juan Delloso, que fica na rua 5 de setembro, Centro, e as cirurgias no Hospital Regional de Coari (HRC) Dr. Odair Carlos Geraldo, localizado na estrada Coari-Mamiá, bairro Tauá Mirim. De acordo com o médico especialista, problemas de ouvido, nariz e garganta são comuns na região, principalmente pelo clima úmido do Amazonas. “Muitos processos são alérgicos e precisam ser tratados de forma correta, direcionados para os vários tipos de alergias existentes, evitando uma doença mais grave”, exemplificou Tamoyo.

Até o fim deste mês, a equipe formada por profissionais de saúde vinda da capital deve voltar a atender os pacientes que serão agendados nas policlínicas da cidade. Em fevereiro, cerca de 800 pessoas receberam atendimento médico na área da Otorrinolaringologia, durante 15 dias no município de Coari, quando foram realizadas cerca de 60 consultas diárias no primeiro mutirão de atendimento. Um dos pacientes foi uma criança de 6 anos, que não conseguia respirar direito, e foi diagnosticada pela equipe com alergia nas vias respiratórias.

De acordo com o pai da criança, o supervisor de Recursos Humanos, José Maia, 44, o filho já apresentou melhora significativa com o tratamento iniciado em fevereiro, que incluiu medicamentos e orientações para que a criança evite ficar muito tempo no ar condicionado e seja exposta a poeira e pêlos de animais. “O tratamento só termina no fim de abril, mas já percebi que ele (filho) está dormindo muito melhor”, disse o pai.

De acordo com informações da Secretaria Municipal de Saúde, todos os meses estão sendo oferecidas consultas à população nesta especialidade e os atendimentos incluem procedimentos cirúrgicos relativos à área médica, como amigdalectomia, adenoidectomia, septoplastia, timpanoplastia, dentre outras. “Queremos promover saúde de qualidade para a população e estamos ampliando o número de especialidades médicas oferecidas em Coari”, enfatizou o secretário municipal de Saúde, Josimar Marinho. Segundo ele, a Prefeitura também fornece os medicamentos necessários aos pacientes durante os tratamentos de saúde.// (Suzana Melo)

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here