Operação Parintins 2015 reduz 26% das ocorrências criminais

BALANCO-OPERACAO-PARINTINS-2015-1Balanço da Operação Integrada de Parintins 2015 divulgado pela Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM) aponta redução de 26% nas ocorrências criminais no município, no período da Festa dos Visitantes, dia 25, até o último dia de apresentação dos bois, no domingo, dia 28. A pesquisa de satisfação feita pela Ouvidora-Geral do Sistema, realizada com cerca de 3 mil pessoas, mostra que 82% dos entrevistados consideraram a atuação da Segurança como conceito Ótimo, durante o 50º Festival Folclórico de Parintins. Todos os dados serão consolidados em um relatório oficial da operação.

Para o secretário de Segurança Pública do Amazonas, Sérgio Fontes, as forças de Segurança do Estado (Polícia Civil, Polícia Militar, Detran-AM, Corpo de Bombeiros), integradas aos demais órgãos, cumpriram a missão de garantir uma festa segura para os moradores e visitantes. “O Festival de Parintins é o evento que movimenta financeiramente toda a cidade, e dar essa tranquilidade para todos os moradores que trabalham e também para os turistas, é a grande responsabilidade para o Sistema de Segurança, que deixa como legado para a cidade, um local mais tranquilo e seguro”, destacou.

Com cerca de 1,3 mil servidores , entre policiais militares e civis, bombeiros e agentes do Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM), a operação deste ano contou com diversas inovações na área de segurança, como sistema de monitoramento de câmeras, que permitiu a atuação imediata dos órgãos em ocorrências nos 22 pontos que estão sendo acompanhados 24 horas no Centro Integrado de Comando e Controle Local (CICC-L), instalado dentro do Bumbódromo. O sistema de monitoramento contou com a parceria do Batalhão de Comunicações do Exército e do Sipam, que forneceu o link de internet, via satélite, para o uso das câmeras.

O secretário Sérgio Fontes destacou ainda que antes e durante o festival, a Polícia Civil intensificou as investigações e o combate ao tráfico de drogas, realizando duas operações, que retirou de atuação pessoas envolvidas com o tráfico no município. Já a Polícia Militar, que atuou com cerca de 800 policiais, reforçou o policiamento ostensivo em toda a cidade, o que inibiu a prática de crimes. “Para o próximo ano, devemos ter mais inovações e melhorias, como a instalação de uma Delegacia Móvel na área externa do Bumbódromo, por conta da grande concentração de pessoas”, destacou.

Integração e Eficiência – Segundo o secretário executivo adjunto de Planejamento e Gestão Integrada da SSP-AM, Dan Câmara, outro grande diferencial da operação foi a integração de órgãos, cerca de 30 ao todo das esferas Federal, Municipal e Estadual. Ele destacou, principalmente, a participação das secretarias municipais da Prefeitura de Parintins. “O conceito de integração foi mantido desde o início do planejamento das ações e mostrou ser eficiente em todos os dias de eventos, porque todos os órgãos que tinham atuação direta e indireta estavam no local. Ou seja, todos os problemas identificados tinham solução imediata”, disse.

Dan Câmara ressaltou que a atuação das Centrais Integradas de Fiscalização, coordenadas pelo CICC, agilizou a identificação de problemas que poderiam causar prejuízos à segurança dos moradores e turistas. “As equipes, formadas por representantes de todos os órgãos, estavam fiscalizando in loco todos os locais de grande concentração de pessoas”, destacou.

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here