Omar Aziz inaugura expansão do Hospital Francisca Mendes e anuncia saída do governo

A ampliação da unidade hospitalar foi uma das metas do governo Omar Aziz
A ampliação da unidade hospitalar foi uma das metas do governo Omar Aziz
A ampliação da unidade hospitalar foi uma das metas do governo Omar Aziz

Da Redação – A obra de expansão do Hospital Francisca Mendes (HFM) na rua Camapuã, na Cidade Nova II, zona norte de Manaus foi inaugurado pelo Governador do Estado, Omar Aziz, nesta terça feira (25). A unidade referência em cardiologia possibilitara cirurgias em crianças portadoras de doenças cardíacas congênitas, na oportunidade foi assinado o Projeto de Lei que transforma este hospital em Fundação do Coração Francisca Mendes. Participaram a primeira-dama do Estado, Nejmi Aziz, o vice- governador José Melo, o Prefeito de Manaus Artur Neto, o Presidente da Aleam, Josué Neto, além de deputados, secretários municipais, outros convidados.

Com um investimento de 45 milhões, a estrutura tem uma área de 2.500 metros distribuídos em três andares com 21 leitos (Enfermaria no primeiro andar, Unidade de Terapia Intensiva Pediátrica no segundo andar e o serviço de hemodinâmica no terceiro andar). “Com equipamento de ultima geração (tomógrafo de 64 canais, polígrafo, e outros), este hospital dobra sua capacidade de realização de procedimentos endovasculares, tanto para o diagnostico quanto para o tratamento de doenças cardíacas”, informou o diretor do HFM, Pedro Elias.

"Uma conquista do povo amazonense", afirmou o prefeito Artur Neto
“Uma conquista do povo amazonense”, afirmou o prefeito Artur Neto

“O serviço assistencial de cardiologia pediátrica do HFM terá os componentes da linha de cuidados cárdio-pediátricos, incluindo ambulatório, apoio diagnóstico e terapêutico, cardiologia, cirurgias, dentre outros, salientou o diretor.

O Secretario do Estado de Saúde, Wilson Alecrim, disse que a partir de agora será mais rápido realizar o exame, o procedimento para tratamento e a tomografia, anunciou que as cirurgias para os adultos irão aumentar de quarenta para sessenta no mês de abril e de 60 para 80 em maio próximo. Também salientou o projeto a ser encaminhado pelo Governo do Estado à Assembléia Legislativa esta semana, explicou a importância na autonomia administrativa financeira para dar mais agilidades nas decisões.

"A partir de agora será mais rápido realizar o exame, o procedimento para tratamento e a tomografia", afirmou o  secretário Wilson Alecrim
“A partir de agora será mais rápido realizar o exame, o procedimento para tratamento e a tomografia”, anunciou o secretário Wilson Alecrim

O Prefeito de Manaus, Artur Neto, emocionado no seu discurso disse ser “uma conquista do povo amazonense e embora já soubesse que a grande demanda nas UBS eram referentes a casos de diabetes e hipertensão, agora os casos poderão ser encaminhados a este hospital de referencia”.

O vice-governador José Melo disse que as novas instalações irão permitir ver em três dimensões o corpo humano em forma diferenciada com maior nitidez, salientou a transformação do hospital em Fundação para poder ter acesso a mais recursos e prestar melhores serviços inclusive para transplantes do coração.

Também foi anunciado que na próxima sexta-feira (28) será inaugurado o Centro de Reabilitação para Dependentes Químicos, onde serão beneficiados cerca de 120 jovens.

Saída no dia quatro de abril

Omar Aziz anunciou emocionado a saída do comando do governo, que passará a ser do vice José Melo
Omar Aziz anunciou emocionado a saída do comando do governo e que passará a ser do vice José Melo

Durante seu discurso o governador Omar Aziz e a primeira-dama Nejmi Aziz foram muito aplaudidos pelos funcionários do Hospital Francisco Mendes pelo apoio dado na realização da ampliação. O chefe do executivo amazonense disse que havia convidado Amazonino Mendes por ele ser um dos primeiros em pensar no HFM. Entre os desafios que tinha enfrentado, um deles era esse na área da saúde para poder diminuir os índices de mortalidade no estado, expressando sua satisfação pela obra.

Na oportunidade, anunciou que deixará suas funções de Governador do Estado no próximo dia quatro de abril e o cargo passará a ser ocupado pelo vice José Melo. “Espero dar continuidade no trabalho e nas conquistas a serem realizadas. Nesta sexta-feira (28) faremos um balanço junto com Melo das obras nesta gestão e veremos que são muitas. É claro que tivemos ajuda da presidenta Dilma, mas pese às dificuldades entregamos grandes obras como a Ponte Rio Negro ou a Arena da Amazônia dentre muitas. Foram 4 bilhões de reais em obras investidas para o Estado do Amazonas”, concluiu Omar Aziz. /// Mercedes Guzmán – Fotos: Áida Fernandes

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here