Omar Aziz abre aula inaugural da segunda turma do Amazonas Bilíngue para 1.140 jovens

Gov. Omar Aziz
Gov. Omar Aziz
Gov. Omar Aziz

O Governo do Amazonas iniciou na manhã deste sábado, dia 22 de março, uma nova turma do programa Amazonas Bilíngue, que oferece curso gratuito de inglês para alunos de escolas públicas. Com a presença do governador Omar Aziz e do vice-governador José Melo, a aula inaugural para 1.140 jovens da capital e do interior aconteceu no Círculo Militar de Manaus (Cirman), no bairro São Jorge, zona oeste de Manaus.

aula2

A aula, que contou ainda com a participação do cantor Elias Moreira, participante do The Voice Brasil, foi transmitida pela Secretaria Estadual de Educação (Seduc), via Centro de Mídias, para as salas de aula do programa nos municípios de Iranduba, Manacapuru, Novo Airão, Parintins, Presidente Figueiredo, Rio Preto da Eva e Itacoatiara. Junto com os alunos, Elias cantou hits em inglês, animando a plateia.

Gov. Omar Aziz

Esta é a segunda turma do Amazonas Bilíngue. A primeira, iniciada em abril do ano passado, está em curso com outros 1.000 alunos de Manaus e dos sete municípios contemplados. Segundo Omar Aziz, o programa foi criado no contexto dos legados que ficarão para a educação com a Copa do Mundo de 2014. Parte dos estudantes da primeira turma está sendo preparada para atuar no programa de voluntariados do Governo do Estado para o Mundial que terá quatro jogos em Manaus, em junho próximo. “Já temos mil alunos aprendendo inglês, com mais 1.140 ultrapassamos os dois mil alunos de escola estaduais que vão nos ajudar na Copa e, futuramente, no turismo do Amazonas”, ressaltou o governador.

Ainda segundo o governador, o programa está se consolidando. Prova disso, foi a grande concorrência para esta nova etapa em que a média foi de 13 alunos concorrendo por vaga. A estudante do 1º ano do ensino médio da Escola Estadual Padre Luis Ruas, Suelen Stephani Araújo, 14 anos, está entre as selecionadas e disse que vai agarrar a oportunidade com todas as suas forças. “Não achava que fosse passar. Foi minha mãe quem me incentivou. Como sempre quis falar inglês, vou agarrar essa oportunidade e me esforçar ao máximo para me destacar”, disse a jovem.

Oportunidade de intercâmbio – Lançado em abril de 2013 pelo Governo do Amazonas, o programa Amazonas Bilíngue atende alunos do ensino médio da rede pública estadual, com aulas aos sábados, abrangendo 200 horas de atividades formativas e contando com material didático específico. Ao término do curso, os 200 melhores alunos do Amazonas Bilíngue serão contemplados com um exame de proficiência reconhecido internacionalmente pela Universidade de Cambridge (University of Cambridge) no Reino Unido e os 20 alunos com maior pontuação global participarão de um intercâmbio de 15 dias no Canadá.

Além de proporcionar o ensino de outro idioma, o curso também tem por objetivo capacitar profissionais que possam, no futuro, atuar no arco do turismo ou atividades que necessitem desse conhecimento. No período da Copa do Mundo de 2014, um grupo de alunos do Amazonas Bilíngue participará do receptivo de turistas estrangeiros. “O programa inicialmente foi pensado para voluntários, mas irá servir para todos os tempos da vida de vocês, porque esse legado é para sempre”, disse o secretário Estadual de Educação, Rossieli Silva.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here