

O Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Infraestrutura (Seinfra), já realizou intervenções em 22 ruas e avenidas do Distrito Industrial de Manaus, zona sul, como parte do convênio firmado com a Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa). As obras, que estão sendo executadas pela construtora Soma, iniciaram em junho do ano passado e contemplam 33 vias, perfazendo 43 quilômetros de intervenções.
De acordo com balanço da Seinfra, grande parte das vias já passou por todas as etapas das obras: recebeu a base reciclada (mistura solo cimentado, areia e revestimento), seguida da primeira camada de asfalto mais reforçado e revestimento final.
Na avenida Buriti, uma das principais do Distrito Industrial, o trabalho foi dividido em três etapas, sendo que a primeira já recebeu drenagem profunda, asfaltamento e recuperação de meio fio e sarjeta. Na segunda etapa, 70% das obras de drenagem profunda já foram realizadas e grande parte do trecho também recebeu asfaltamento. Nessa área, 80% do trabalho de meio fio e sarjeta foram finalizados. A terceira etapa ainda receberá obras.
Há vias, como a rua Guaruba e trechos da avenida Buriti, que após as obras de asfaltamento passaram por intervenções da Companhia de Gás do Amazonas (Cigás). Esses trechos também serão recuperados.
Além do asfaltamento, a interseção da avenida Abiurana recebeu pavimento rígido (trecho em concreto) e, na rua Açaí, esse trabalho está 80% concluído. As ruas Balata, Ipê e Cupiúba, após recuperadas, também já receberam sinalização definitiva (horizontal e vertical).