O vírus silencioso do HPV

voo_rasante2

A Campanha de Vacinação contra o vírus do HPV foi lançada no início deste mês em Manaus. Essa vacina, que está imunizando meninas com idade entre 11 e 13 anos contra o causador do câncer de colo de útero, começou nas escolas da capital, e agora segue para o interior do Estado. O assunto deve ser discutido e apoiado em todas as famílias.

As estatísticas assustam e nos preocupam. A Região Norte do país ocupa o primeiro lugar na incidência de câncer de colo de útero, sendo que em 90% dos casos a doença é gerada pela infecção através do vírus HPV. Em todo o Amazonas, entre 2010 e 2012, 2.954 mulheres tiveram o HPV detectado durante o exame preventivo na rede pública de saúde, sendo 628 em 2010, 988 em 2011 e 1.338 em 2012. Elas foram divididas em lesões de baixo, médio e alto grau – esta última categoria é onde está inserido o câncer de colo de útero.

Entre janeiro e junho de 2013 já foram registrados 784 casos em todo Estado. Este índice é alarmante. O crescimento reforça a preocupação de que deveremos nos manter em alerta ao combate desta doença e buscar ações que garantam um diagnóstico precoce dos casos. Por isso, peço aos pais, mães e responsáveis por meninas com idade entre 11 e 13 anos que discutam isso em casa e orientem suas filhas sobre a importância dessa vacina, que está sendo distribuída em todas as escolas estaduais e municipais. Estamos dando um passo importantíssimo na prevenção e, quem sabe, na erradicação desta doença em nosso Estado.

Fomos a primeira região do país a implantar o Programa de Imunização contra o HPV. O poder público fez a sua parte. Agora, cabe à família fazer o acompanhamento preventivo nesta primeira etapa de vacinação. Se unirmos forças no combate a essa doença, sairemos vitoriosos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here