O TÚNEL VERDE DE ITACOATIARA

Patrimônio histórico e Paisagístico, a avenida mais bela do Brasil, que, também, é chamada de “Túnel Verde de Itacoatiara”, está livre, leve e solta dos vendedores ambulantes, que com suas vendas; bancas, barracas e vitrines tomavam grande parte da sua extensão, poluindo a visão, desse, considerado por todos; um “Cartão Postal”.

Ontem, quarta-feira, 07 de fevereiro de 2018, essa Avenida, que ao longo dos anos, já foi chamada de Rui Barbosa; Plínio Ramos Coelho; Torquato Tapajós, e, hoje, é, a Avenida Parque, que corta Itacoatiara ao meio, está em sua totalidade deserta dos comércios que ali se instalaram, causando uma impressão de desorganização, descuido e desprezo com o bem público.

O lugar considerado sagrado pelos Itacoatiarenses e admirado por todos os visitantes estava se transformando num camelódromo: vendas de todos os tipos, em boa parte de sua área, tentavam se perenizar, e as arvores formadoras do túnel verde estavam virando prateleiras e encostos de vitrines nos espaços determinados por seus pseudos proprietários.

A insatisfação acabou para aqueles Itacoatiarenses que olhavam o seu Cartão Postal sem a devida conservação pelo poder publico, principalmente, porque a Avenida Parque é a única – segundo informações de pessoas estudiosas ligadas a beleza do espaço – que existe nesse formato; com uma passarela dividindo ao meio a avenida, com árvores de um lado e de outro, formando um túnel esverdeado que se alonga em toda a sua extensão.

Uma das locações da Minissérie “Dois Irmãos”, produzida pela Rede Globo, foi em Itacoatiara e a atriz Juliana Paes, que fazia parte do elenco, fez muitos elogios ao “Túnel Verde de Itacoatiara” e gostava de por ele caminhar, todas as manhãs, antes das gravações.

Fernando Nelson, mais conhecido como Jerry, e fiel exemplar da mais pura casta social Itacoatiarense, batalhador incansável das coisas pertinentes a conservação dos bens naturais da sua terra, falou desse momento: “Estou feliz. O ‘Túnel Verde’ da Velha Serpa, que soberanamente reina sobre as margens do majestoso Rio Amazonas, está entregue à sua orgulhosa comunidade, que agora pode seguir tranquilo nas lindas manhãs do verão itacoatiarense. Agora não vê só a luz ao final do túnel, mas sente a luz do túnel verde sob o caminhar do futuro da sua existência”.

Se nós não cuidarmos do que a natureza nos dá, é um sinal de que não nos importamos com a nossa existência nesse Planeta ainda Azul, é um sinal de que a vida não tem validade para o nosso segmento. Nós pertencemos à essa vontade que a natureza tem de se reerguer a cada golpe da ignorância, mas persistir é arrancar a raiz da vida, é acabar com o que nos favorece, é fazer um deserto da nossa alma, é nos aproximar, rapidamente, do fim de tudo. O túnel verde de Itacoatiara é um caminho feito da esperança que todos nós almejamos para o futuro do bem estar da humanidade.  >>> David Almeida

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here