Novo Aripuanã entra em clima eleições suplementares

Jocione Souza | Francinho Pinto | Júnior Peixotinho
Jocione Souza | Francinho Pinto | Júnior Peixotinho

O município de Novo Aripuanã, interior do Amazonas, irá realizar no dia 04 de fevereiro as eleições suplementares para os cargos de prefeito e vice prefeito, as eleições foram determinadas pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral) após a cassação dos mandatos do ex prefeito Aminadab Santana (prefeito) e Francinho Pinto (vice). Eles foram cassados por ato doloso de improbidade administrativa em julgamento no Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM).

O clima na cidade é de certa calmaria, no entanto, nos bastidores as articulações estão a todo vapor. A coligação AGORA É A VEZ DO POVO, encabeçada pelo candidato Jocione Souza entrou com dois pedidos de impugnação. O Tribunal Regional Eleitoral (TRE-AM) aceitou e determinou troca da candidata a vice-prefeita (Arlene Santana), filha do ex-prefeito Aminadab.

A chapa encabeçada pelo ex-vice-prefeito Francinho Pinto indicou para a vaga de candidato a vice o senhor Adriel Soares, mas ainda falta o TRE julgar o pedido de impugnação do candidato a prefeito Francinho Pinto, pois ele também foi cassado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) junto com o ex-prefeito e mesmo assim está concorrendo.

O TRE também impugnou a chapa encabeçada pelo ex-prefeito Peixoto Pinto e sua Vice Cristiane Régis. O ex-prefeito Peixoto Pinto está inelegível até 2024 e não pode concorrer a cargos eletivos, já a sua vice Cristiane Régis é irmã da prefeita interina. Por conta da lei eleitoral, eles não poderão concorrer, então a chapa indicou o Junior Peixotinho (prefeito) e Fábio Pinto (vice).

A única chapa que teve o pedido deferido pela justiça eleitoral até o momento foi a de Jocione Souza. O prazo estipulado pelo TRE para julgar todos os recursos impetrados é até 23 de janeiro.  (Por João Colares)

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here