Novembro Azul abre com palestras e atendimento médico na CMM

Ver. Isaac Tayah
Ver. Isaac Tayah
Ver. Isaac Tayah

Da Redação – Nesta segunda feira (17), as atividades da Câmara Municipal de Manaus foram iniciadas com palestras sobre a saúde do homem e o atendimento médico com exames para detecção de câncer de próstata, diabetes, câncer de intestino, de colo e outros. As atividades de novembro azul estão sendo coordenadas pelo Dr. Expedito Teodoro, participaram das palestras a Dra. Caroline Coimbra e o Dr. Isaac Tayah (PSD).

A palestra Síndrome Metabólica e Declínio da Testosterona, foram apresentadas pela Doutora em Endocrinologia, Caroline Coimbra e apontaram, como sendo fatores de risco, a gordura abdominal, triglicerídeos elevado e pressão alta, como sendo os principais. Chamou à atenção, no caso da diabetes, para a resistência à insulina, assim como ao sedentarismo que ocasiona o aumento de peso, assim como o colesterol elevado que contribuem nestas doenças.

Campanha de prevenção do câncer do intestino grosso

“ Com o intuito de prevenção aos agravos na saúde da população de Manaus estamos desenvolvendo campanha de prevenção, orientação e conscientização sobre o câncer do intestino grosso (cólon e reto), este é um dos tumores mais freqüentes entre homens e mulheres no mundo ocidental, porém, é uma doença que pode ser evitada e, se detectada no começo, a sobrevida dos pacientes, cinco anos após o tratamento, ultrapassa 90%.

Por isso, é tão importante a sua detecção precoce, quando a possibilidade de cura é grande” salientou a palestra do Dr. Isaac Tayah.

A colonoscopia é um dos principais métodos de rastreamento do câncer de cólon e reto
A colonoscopia é um dos principais métodos de rastreamento do câncer de cólon e reto

Segundo o médico a detecção precoce é encontrar o câncer do intestino em uma fase bastante inicial, quando não apresenta sintomas e pode ser curado. Na palestra Tumores malignos de Cólon,  a alerta foi para o sangramento simples no reto que pode virar um diagnostico de doença mortal. Informou que o registro indica mais de 15 mil casos novos nos Estados Unidos (60 mil óbitos) e alertou como sendo a 5ta doença mortal no Brasil. “No Amazonas, esta doença é confundida com ameba e na maioria dos casos, as pessoas descuidam sua alimentação e apresentam uma dieta rica em gorduras, pobre em fibras, assim como deficiente em substancias antioxidante”, salientou.

A alteração do hábito intestinal, o mau cheiro no reto, dor abdominal, perda de peso ou qualquer constipação no intestino devem servir de alerta para realizar exames laboratoriais, como hemograma, pesquisa de sangue oculto nas fezes e outros de imagem (radiografias), previnem o câncer de cólon nos homens. O câncer hereditário pode se apresentar como outra doença acima dos 40 anos.

“É importante realizar os exames preventivos, naquelas famílias que possuem algum parente que teve câncer colorretal, devem realizar anualmente a colonoscopia e exames hematológicos, para evitar a doença, outros que tem como pólipos e também aqueles que tem sangramento retal devem realizar uma consulta com especialista, fazer dietas ricas em fibras e evitar fatores de risco”, concluiu o parlamentar. (Mercedes Guzmán)

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here