Nova Olinda está ajudando a natureza para que todos tenham um futuro melhor, Joseias Lopes

Prefeito Joseias Lopes
Prefeito Joseias Lopes

A nossa Entrevista de Domingo é com o prefeito de Nova Olinda do Norte, Joseias Lopes (PT). Com mais de trinta mil habitantes, o município enfrenta o grande desafio que é combater o desemprego. Para Joseias Lopes, que foi eleito com 58% de votos válidos, a gestão está focada para atender o ser humano em primeiro lugar, mesmo que isso acabe sobrecarregando a administração dada à necessidade de renda que enfrenta a população, bem como dando também destaque para a preservação do meio ambiente.  Acompanhe a entrevista.

BLOGdaFLORESTA: De que forma o senhor vem enfrentando o problema do abastecimento de água no município?

JOSEIAS LOPES: O slogan da nossa administração é “Construir com dignidade”. Reconhecemos o quanto foi importante investirmos na realização do XIX Festival Folclórico de Nova Olinda do Norte, pois foi uma promessa de campanha continuar apoiando a cultura popular da nossa região. Mas tão importante quanto isso foi não deixarmos de lado a assistência técnica para que mais de uma dezena de comunidades rurais tenham acesso à água potável que até pouco tempo era um dos grandes problemas. No ano de 2014, a meta e construir mais poços artesianos nas comunidades rurais onde ainda falta este elemento básico para a população.

O XIX Festival Folclórico foi um sucesso de público, que veio de vários pontos da região
O XIX Festival Folclórico foi um sucesso de público, que veio de vários pontos da região

BLOGdaFLORESTA: A geração de emprego e renda tem sido um desafio para as administrações em todos os níveis governamentais. Como sua administração tem enfrentado o problema?

JOSEIAS LOPES: Uma das prioridades da nossa gestão tem sido o apoio à produção do ribeirinho que precisa um tratamento especial. Em vista disso, estamos procurando desenvolver a piscicultura e procurando também não esquecer a agricultura local, que juntos impulsionam nossa economia. Todo sábado, no final de cada mês, acontece na praça do centro de Nova Olinda do Norte, a Feira do Produtor. Lá, os produtos (frutas, verduras e hortaliças) são vendidos por um preço bem menor e direto do agricultor, sem a figura dos atravessadores. A farinha é o produto que não falta por aqui e a feira também tem um setor para o artesanato regional.

BLOGdaFLORESTA: Um dos pilares da economia dos municípios amazonense é a agricultura. Que tipo de problemas Nova Olinda tem enfrentado?

JOSEIAS LOPES: Um dos principais obstáculos do agricultor novo olindense é o escoamento da produção. Nesta caso, a falta de transporte adequado e a manutenção das estradas tem sido uma pedra no sapato de quem o sustento depende disso. Estamos contando com o apoio do Governo Omar Aziz para realizarmos a recuperação e asfaltamento das principais vias para o escoamento de boa parte dessa produção.  Sei que isso não se resolve da noite para o dia, mas calculamos que isto deve melhorar a curto prazo.

BLOGdaFLORESTA: E em relação à educação, o que tem sido feito, prefeito?

JOSEIAS LOPES: Na área da educação o trabalho está sendo focado na melhoria da infraestrutura nas escolas com ambientes climatizados, pois o clima aqui é quente demais, sendo um problema para as crianças que estudam, principalmente no período vespertino e noturno.

A fábrica de sabão é resultado de uma parceria entre prefeitura e uma cooperativa formada por 25 pessoas
A fábrica de sabão é resultado de uma parceria entre prefeitura e uma cooperativa formada por 25 pessoas

BLOGdaFLORESTA: De que maneira Nova Olinda tem se preocupado com a preservação do meio ambiente?

JOSEIAS LOPES: Varias campanhas estão sendo realizadas pela Prefeitura deste município, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Sustentável e Turismo. Uma delas é a Campanha de Coleta seletiva “Amiga da Natureza”, que tem como objetivo a sensibilização da população para que esta adquira o hábito da preservação do meio ambiente onde vive, além de ser uma atividade social indireta que gera renda para os catadores. Nela conscientizamos o cidadão para o recolhimento de copos descartáveis. Neste sentido também está em andamento um projeto de lei que irá proibir o uso destes copos, pois este tipo de resíduo só contamina o ambiente. Outra frente importante neste sentido é o trabalho realizado em parceria com a Secretaria de Limpeza Urbana para que as garrafas Pet sejam recolhidas a parte, pelos catadores de lixo. A sinalização turística será outro trabalho articulado pela Prefeitura que nesta gestão e junto a outras instituições, como as de Transporte e trânsito esta sendo desenvolvido. No dia de ontem (28), numa parceria entre a Prefeitura e uma cooperativa, foi inaugurada a Fábrica de Sabão Curupira, beneficiando de imediato 25 pessoas. O óleo recolhido de restaurantes e casas terá um destino mais adequado do que ir parar no ralo ou leito do nosso rio. Nova Olinda está ajudando a natureza para que todos tenham um futuro melhor.///Mercedes Guzmán e Roberto Brasil – Fotos: Mercedes Guzmán

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here