Na Aleam, José Melo destaca a matriz econômica ambiental para o desenvolvimento do AM

“Somos um dos três estados com melhor equilíbrio fiscal", afirmou Melo
“Somos um dos três estados com melhor equilíbrio fiscal”, afirmou Melo

Da Redação – Nesta quarta-feira (1º), na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), o Governador do Estado do Amazonas, Prof. José Melo, fez um discurso anunciando medidas nas áreas da educação, saúde, segurança e outras, com destaque na Matriz Econômica Ambiental que possibilitará o desenvolvimento da região.  Foram também empossados o novo presidente da Aleam, David Almeida (PSD), e membros da mesa diretora para o biênio 2017-2018. Participaram do evento representantes das Forças Armadas, Tribunais de Justiça e de Contas, CMM, igrejas, deputados, entre outras autoridades.

Num tom entusiasta e de muita confiança por um futuro melhor, José Melo começou destacando o trabalho das Forças Armadas no combate ao narcotráfico cujo objetivo é brindar um futuro melhor às novas gerações e reconheceu o trabalho conjunto dos órgãos do estado.

“Somos um dos três estados com melhor equilíbrio fiscal. Não atrasamos salários dos servidores, fizemos repasse aos poderes, pagamos fornecedores, houve mais de um bilhão de reais para manter os serviços essências como saúde, num momento de crise onde houve perda da receita e todos os órgãos sofreu com recorte no orçamento. 2016 foi um ano não apenas de dificuldade financeira, mas tivemos uma gestão responsável pese à crise e falo com alegria e orgulho ter chegado cumprindo os nossos compromissos com a população amazonense”, salientou Melo.
Na área da educação lembrou que 90% dos professores do interior não tinham estrutura curricular para lecionar, muitos apenas tinham o 2º grau e foi criada a UEA, dando o primeiro passo com Amazonino e agora foi anunciado um pacote de investimentos nesta área de mais de um bilhão de reais e assim a educação é construída com muitas mãos.

Justiça e cidadania

“Estamos recuperando três barcos que irão integrar o programa “Todos pela Vida” para percorrer os rios Juruá, Purus e Alto Solimões numa primeira fase e os rios Madeira, Negro e Baixo Amazonas levando cidadania a todas as comunidades ribeirinhas”, salientou Melo.

Informou ainda que o quarto barco “Luizinha” está sendo reequipado e irá trabalhar no combate ao narcotráfico.

Matriz econômica e ambiental

“O Amazonas tem a maior biodiversidade do mundo. É hora de transformar essa riqueza em emprego e desenvolvimento para a população. Temos uma riqueza mineral que agora começará a ser explorada, gerando recursos. Temos 70% dos cosméticos que são produzidos em base a matérias primas da floresta além de medicamentos (fitoterápicos) e o Polo de fármacos será uma realidade”, salientou. “Para isto haverá uma Secretaria de planejamento e outra dedicada exclusivamente a ciência e tecnologia, desta forma podemos falar de um desenvolvimento real para o Amazonas”.

Segundo José Melo, a nova matriz vai dar exemplo de sustentabilidade e assegurar aos povos que vivem no interior, indígenas e ribeirinhos, condições de acessar as políticas sociais na saúde, educação e segurança.

“A BR 319 foi uma preocupação do governo, povo e ambientalistas, e iremos preservar alguns trechos para preservar, sendo envelopada e cercada por ambos os lados, sendo instaladas câmaras de monitoramento e o Exército Brasileiro será o guardião deste patrimônio”, explicou José Melo.

Explicou também que a Secretária de Produção Rural será uma das mais requeridas por ser sua responsabilidade atender a demanda do setor primário.

Biênio 2017- 2018 da Aleam

Na oportunidade, o deputado Josué Neto fez um rápido balanço da gestão e agradeceu à imprensa, deputados que apoiaram sua gestão. “Os dois últimos anos enfrentamos uma das piores crises, mesmo assim não houve demissões. Cumprimos os nossos compromissos e tenho certeza que o caminho de aproximação com a sociedade será ampliado com o novo presidente desta casa”, disse.

O novo presidente da Aleam, David Almeida, falou sobre nova função na casa. “Depois do meu terceiro mandato estou aqui agora pela vontade do povo como presidente da Aleam e agradeço aos deputados. Como líder do governo tive uma tarefa difícil. Hoje quero conduzir consultando a todos os parlamentares para tomar qualquer decisão. Agradeço a todos que me apoiaram. Podemos ter muitas divergências, mas saberei respeitar a todos como sempre. Iremos aprovar as emendas para que o povo seja beneficiado, estou pronto para os novos desafios”, finalizou. (Mercedes Guzmán – Fotos: Áida Fernandes)

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here