Na Aleam, Audiência Pública discute hoje privatização e concessão de hidrovias

Dep. Dermilson Chagas
Dep. Dermilson Chagas
Dep. Dermilson Chagas

A privatização e concessão de hidrovias do Amazonas é tema de audiência pública na Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (ALE-AM), nesta segunda-feira (18). A discussão ocorre no auditório senador João Bosco, a partir das 9 horas. A iniciativa de debater a exploração de rios navegáveis é da Comissão de Agricultura, Pecuária, Pesca, Abastecimento e Desenvolvimento Rural (CAPPADR), presidida pelo deputado estadual Dermilson Chagas (PDT).

 
Dermilson Chagas recebeu uma denúncia feita pela Federação Nacional das Empresas de Navegação Aquaviária e Entidade de natureza Sindical de Grau Superior (Fenavega). A entidade afirma que a questão é discutida em âmbito nacional, mas não regionalmente. O objetivo do projeto é privatizar a exploração de hidrovias do Amazonas com a concessão de exploração dos rios navegáveis da Amazônia a entidades privadas, iniciando pelo Rio Madeira e se estendendo aos rios Tocantins e Tapajós.
 
Para o parlamentar, qualquer discussão sobre privatização precisa ser uma política bem discutida e planejada sob pena de surtir efeitos negativos para a população local. “É necessário analisar todos os ângulos da questão: por exemplo, de que maneira a medida vai influenciar no abastecimento das comunidades que é feito por meios de barcos regionais?”, questionou.
 
A Fenavega afirma que o projeto do Governo Federal atende aos interesses do setor de produção de grãos pela logística que os rios da região Norte naturalmente possuem.
COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here