Gravação mostra mulheres que se disfarçaram de idosas para conseguir vacina no condado de Orange, na Flórida. (Foto: Gabinete do Xerife do Condado de Orange)

Duas mulheres foram pegas tentando conseguir a segunda dose da vacina contra Covid-19 se disfarçando de “vovós”, informou Raul Pino, diretor do Departamento de Saúde da Flórida no condado de Orange, na última quinta-feira (18).

As mulheres chegaram no local de vacinação usando gorros, luvas e óculos em uma tentativa para receber as vacinas, disse Pino durante uma coletiva de imprensa. De acordo com o gabinete do xerife, elas têm 44 e 34 anos de idade.

A CNN entrou em contato com as mulheres para obter um comentário.

Ambas as mulheres tinham cartões de vacinação válidos comunicando a primeira dose, contou Pino. Elas não receberam a segunda por problemas com os documentos de identidade: a data de nascimento não batia com as que elas haviam usado para receber a primeira dose, embora o nome fosse o mesmo.

Os funcionários da saúde não sabem como elas conseguiram a primeira dose e se elas haviam se disfarçado antes também.

O Departamento aumentou as medidas de segurança no local, informou Pino. “Este é o commodity mais quente que há no momento”, disse. “Temos que ser muito cuidadosos com os fundos e recursos que recebemos”.

O gabinete do xerife do condado de Orange confirmou à CNN que emitiu advertências para as envolvidas no caso. O órgão não tinha mais informações sobre o incidente.

Atualmente, a Flórida está priorizando a vacinação de pessoas com mais de 65 anos, residentes de instituições de longa permanência e profissionais de saúde com contato direto com pacientes.

O estado foi um dos muitos que tiveram atraso na entrega das doses devido às fortes nevascas que estão acontecendo nos Estados Unidos. (CNN Brasil)