Mulheres devem procurar melhorar qualidade de vida, segundo o I Simpósio Mulher, Saúde e Direito

Foto: Juan Guerrero

Na segunda feira, 21, na sede da OAB/AM na Avenida Umberto Calderaro Filho, nº 2000, Adrianópolis, zona centro sul de Manaus, aconteceu o I Simpósio Mulher, Saúde e Direito. A atividade fez parte da programação de Outubro Rosa e a iniciativa foi da Comissão da Mulher Advogada da OAB/AM em parceria com o Instituto Yeda Cruz e outras. Foram apresentadas palestras com temas de atualidade e disponibilizados serviços gratuitos de atendimento médico, embelezamento e outros.

Participaram representantes, advogadas, médicos, nutricionistas, psicólogas, pessoal de saúde do Instituto Yeda Cruz e afiliados da Fundação da Terceira idade (Funati), Associação dos diabéticos e Hipertensos do Amazonas, entre outros.

Drª Gláucia Soares

A Presidente da Comissão da Mulher Advogada, Dra. Gláucia Soares, apresentou a palestra ‘Alerta permanente ao direito, saúde das mulheres e qualidade de vida’ e falou dos direitos dos pacientes com câncer. Explicou que o câncer de mama é a doença mais comum entre as mulheres no mundo e no Brasil (29%). Nos casos de câncer de colo uterino, o Amazonas está em primeiro lugar no país. Ela enfatizou que informar e sensibilizar a mulher amazonense a cuidar do seu corpo é valorizar a vida e elevar a sua autoestima.

O jornalista e escritor Rómulo Sena apresentou a palestra motivacional ‘O grande segredo é o amor’ e disse que “o objetivo é motivar as pessoas a serem melhor, solidárias, equilíbrio entre emocional e físico, evita doenças.”

Foto: Juan Guerrero

O presidente da Associação dos Diabéticos e Hipertensos do Amazonas, Adalberto Moreira da Silva, esteve realizando testes de glicemia e controle de pressão arterial, orientou para cuidar da alimentação, evitar o açúcar e assim prevenir contra a diabetes.

O presidente do Instituto Yeda Cruz, o médico Dr. Renato Cruz, participou junto à equipe médica e pessoal da área da saúde nos serviços de clínica geral, massoterapia, nutrição psicologia e outros. “Estamos com testes rápidos de HIV e Sífilis. O instituto é de saúde solidária e atende pessoas carentes”, disse.

Foto: Juan Guerrero

A médica Dra. Daniela Costa palestrou sobre Saúde da Mulher na atenção básica, juntamente com seus alunos do Curso Medicina, falando da importância do planejamento familiar, prevenção de doenças sexualmente transmissíveis, dentre outros.

O coordenador da FUNATI, Raimundo Araujo, destacou a parceria com a OAB Mulher para participar das atividades no Outubro Rosa. “Estamos com pessoas da terceira idade acima dos 60 anos para falar das suas experiências. A fundação promove a atividade física, importante para a qualidade de vida, inclusive como fuga do stress. Estamos trabalhando a auto estima e lutamos contra o preconceito para com as pessoas da terceira idade”, afirmou. A vice-presidente da OAB AM, Dra.Grace, e da Caixa de Assistência Advogados, Dra. Denize Aufiero, também palestraram no evento.

*Mercedes Guzmán

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here