O Facebook se manifestou a respeito do apagão global em suas redes, incluindo o WhatsApp e Instagram, na noite desta segunda-feira (04), e disse que o erro ocorreu durante uma mudança em suas configurações, confirmando que a falha foi consequência de um problema interno, não de um hacker.

De acordo com o Facebook, a falha ocorreu durante uma mudança numa estrutura que coordena o tráfego entre seus centros de dados, o que gerou efeito cascata que interrompeu a comunicação e fez com que outros centros fossem afetados.

“Nossos serviços voltaram ao ar e estamos trabalhando para retornar ss atividades regulares. Queremos esclarecer que, desta vez, acreditamos que a causa da queda foi uma mudança de configuração”, afirmou a empresa em nota.

A rede afirmou ainda que não há evidência de vazamentos de dados durante o apagão. “A causa dessa interrupção também afetou muitas ferramentas e sistemas que utilizamos em nossas operações diárias, complicando nossas tentativas de diagnosticar e resolver o problema rapidamente”, diz a nota.

O Facebook aproveitou para pedir desculpas aos usuários e dizer entender o impacto que essas interrupções tem na vida das pessoas. “A todas as pessoas e empresas que dependem de nós, lamentamos o transtorno causado pela interrupção de nossas plataformas hoje. Temos trabalhado duro para que possamos retomar o acesso e nossos sistemas já voltaram e estão em funcionamento”, finaliza a nota.