MP que transfere Coaf para Banco Central é publicada no Diário Oficial

O Coaf será uma “unidade de inteligência financeira”, segundo o porta-voz da Presidência, Otávio Rêgo Barros.

O Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf) está agora no âmbito do Banco Central. A medida está publicada na edição de hoje (20) do Diário Oficial da União.

Ontem (19) mesmo, o porta-voz da Presidência, Otávio Rêgo Barros, já havia informado a mudança e disse que o presidente Jair Bolsonaro conversou sobre o assunto com os ministros da Justiça e Segurança Pública, Sérgio Moro, e da Economia, Paulo Guedes.

Segundo o porta-voz, o Coaf será uma “unidade de inteligência financeira”, mas não vai perder o caráter colaborativo com outros órgãos e manterá o perfil de combate à corrupção.

O Coaf foi criado em 1998 e ficava no âmbito do Ministério da Fazenda. É um órgão de inteligência financeira do governo federal que atua principalmente na prevenção e no combate à lavagem de dinheiro.

Inicialmente, com a reforma administrativa do governo Bolsonaro, o Coaf iria para o Ministério da Justiça, medida que foi rejeitada pelo Congresso Nacional. Agora passa então a ficar no guarda-chuva do Banco Central. A medida provisória, apesar de já estar valendo, vai passar por análise tanto da Câmara quanto do Senado e pode sofrer alterações.

fonte: agência brasil

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here