Modelo de gestão de Manaquiri foi compartilhado em Barcelona com outras cidades

Foto: Divulgação

O projeto CONNECT da União Europeia reuniu as melhores práticas de políticas públicas que visem atingir os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU para compartilhar com municípios carentes.

Durante toda esta semana técnicos do município de Manaquiri e Brasil estiveram reunidos com representantes de nove municípios do pequeno e carente país, Sri Lanka, e também, do estado da Catalunha, na cidade de Barcelona, numa grande oficina de troca de informações dos planos de governos locais voltados para os ODS. Todas as despesas do evento e  dos participantes foram bancadas pela União Européia.

Presente na reunião de trabalho o prefeito de Manaquiri, Jair Souto, relatou os porquês da decisão de buscar nos ODM e ODS os pilares de sua gestão diante da prefeitura de Manaquiri. “Já tivemos resultados muito expressivos nos primeiros governos de 2005 a 2012, quando nos tornamos município certificado pela ONU, e por isso, nossa determinação em continuar usando os ODS como indicadores basilares para a nossa atual gestão”, explicou Souto. Ele revelou que em menos de dois anos já foram alcançados resultados impressionantes em setores importantes como saúde, produção rural, infraestrutura, emprego e renda, educação e assistência social.

A comitiva manaquiriense e brasileira foi composta de técnicos do município amazonense e da Confederação Nacional de Municípios (CNM), e tendo a frente o sociólogo e especialista em gestão pública , Rodrigo Serravalle, que desenvolveu o modelo de gestão de Manaquiri desde 2005. “Ficaram todos muito impressionados com o nosso modelo de gestão ser todo ele construído em cima dos ODS, em um município da Amazônia, de forma totalmente estruturante, um Plano Master, que contamina todos os orçamentos municipais”, relatou. Ele não escondeu a satisfação de poder contribuir com outras sociedades em busca de eficiência e resultados práticos na melhoria de qualidade de vida de suas populações. “Ao mesmo tempo que absorvemos novas  idéias para usar em nosso modelo “, encerrou Serravalle.

Resultados do modelo

O projeto CONNECT prevê a continuidade do intercâmbio de forma intensa por mais seis meses, e posteriormente, vai aferir os resultados obtidos pelas cidades envolvidas.  Atualmente o município de Manaquiri tem apresentado resultados expressivos em seu Plano Estratégico de Governo (PEG), baseado nos ODS da ONU, no setor produtivo rural, no sistema de educação e cultura, na assistência social-emprego e renda, na infraestrutura e na saúde e qualidade de vida da população.

Os equipamentos públicos com alta aprovação da população se destacam, as Clinicas UBS/UBAS, a feira manaquiriense de produtores rurais (Femapre), escolas reformadas, e o centro de assistência social da família. O trabalho de infraestrutura da cidade  está levando drenagem profunda (saneamento básico), com recursos próprios, e asfaltamento e calçamento em parceria com o governo estadual.  Entre os eventos regulares com objetivos didáticos e de geração de renda, se destacam, uma competição de MMA, o Manaquiri Fight Combat (MFC), que já entrou para o calendário esportivo da região; dois eventos de gastronomia Super-Chef e Super-Chef Kid’s, que têm revelado talentos e melhorado a qualidade do setor de alimentação no município; a feira anual de agropecuária é referência em produção rural e sustentabilidade no Estado e região.

*Com informações da assessoria

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here