No jogo online, o objetivo é retirar o lixo das ruas e das águas, acabar com a fumaça de automóveis e eliminar robôs que desmatam. (Foto: Arquivo pessoal)

Aos 10 anos, Theo Correia, morador de Niterói (RJ), criou um jogo online sobre sustentabilidade para o seu trabalho de conclusão do curso de programação da codeBuddy.

Chamado ‘Ciclovias verdes’, o objetivo do jogo é retirar o lixo das ruas e das águas, acabar com a fumaça de automóveis, eliminar robôs que desmatam e transformar indústrias poluentes em indústrias de energia limpa. Para desenvolvê-lo, Theo usou a plataforma de games 3D Kodu.

Desde pequeno, Theo é interessado em proteger o meio ambiente. Quando ele tinha 4 anos, teve contato com o projeto Tamar e participou do resgate de uma tartaruga que tinha ingerido plástico. De acordo com a mãe, Priscila Correia, a experiência teve um forte impacto no garoto.

Para o seu último aniversário, ele reuniu a família em um hotel em Petrópolis para plantarem árvores. Antes da pandemia, Theo já tinha o costume de convidar os amigos para plantar flores nos parques do Rio de Janeiro e Niterói.

A preocupação de Theo com a causa tomou nova forma durante a pandemia. Depois que ele assistiu ao documentário ‘Greta: O Futuro é Hoje’, ele se sentiu inspirado a desenvolver um projeto para a escola seguindo a temática ambiental.

Segundo Theo, o objetivo do projeto é estimular as pessoas a pensarem no assunto. “Como fiquei em casa durante a pandemia, senti que não podia ficar parado. O trabalho de conclusão me deu essa possiblidade e incentivo”, conta o garoto.

O jovem ativista pensa em acrescentar mais fases ao jogo, que hoje tem quatro. Ele está em busca de patrocínio para colocar em prática a ideia.

*Com informações do Observatório do Terceiro Setor