Médico do Rio Grande do Sul participa de Missão Humanitária realizada em Manaus

Equipe no Aeroporto de Manaus, antes de partir para Manicoré.
Equipe no Aeroporto de Manaus, antes de partir para Manicoré.
Equipe no Aeroporto de Manaus, antes de partir para Manicoré

O Coordenador de Especialidades Cirúrgicas do Hospital Moinhos de Vento, Artur Seabra, participou recentemente de uma Missão Humanitária promovida pela ONG Britânica Hernia International. A ação promove cerca de 20 missões anuais ao redor do mundo, em países de média e baixa renda, desde 2005. No total foram realizadas cirurgias em 78 pacientes, com a correção de 86 hérnias (alguns pacientes tinham mais de uma), incluindo casos de alta complexidade.A Missão teve início no Município de Manacapuru, a 90km de Manaus. Além do professor e cirurgião inglês Andrew Kingsnorth, que coordena a missão e participa duas vezes por ano, estiveram presentes os médicos David Earle (Estados Unidos), Angelo Sorge (Itália), Antonella de Rosa (Inglaterra), Jonh Hack (Austrália), Flavio Malcher (Rio de Janeiro) e Luiz Alfredo Soares Jr. (Maranhão). Neste município, foram dois dias de atividades em Centro Cirúrgico. As intervenções foram realizadas em três municípios.

O Coordenador de Especialidades Cirúrgicas do Hospital Moinhos de Vento, localizado em Porto Alegre, juntou-se à delegação em Manaus, juntamente com o médico Alberto Meyer (São Paulo). Na ocasião, foi realizado o Simpósio Internacional de Cirurgia de Hérnia, que contou com uma programação teórica e cirurgias demonstrativas (hérnias complexas) e teve a participação de professores e residentes de cirurgia do Hospital Universitário Getúlio Vargas.

Equipe médica no Hospital Universitário de Manaus
Equipe médica no Hospital Universitário de Manaus

Após o evento, o grupo se deslocou até Manicoré, município localizado a 390 km de Manaus, com acesso exclusivamente aéreo ou fluvial. No local foram realizados dois dias de atividades intensas em Centro Cirúrgico.

Além de realizar as cirurgias, Seabra teve a oportunidade de exercer a coordenação geral das atividades entre 16 a 21 de agosto. “Foi uma experiência muito gratificante, pessoal e profissionalmente. Pudemos conhecer uma realidade completamente diferente da nossa, auxiliar uma população extremamente carente e, ao mesmo tempo, conviver e trocar experiências com cirurgiões de renome internacional”, relata.

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here