Mauro Teixeira prestigia aula de Zumba com Halloween no bairro Manôa

Da Redação – Nesta segunda-feira (30), o vereador Mauro Teixeira (Pode) esteve acompanhando a Zumba, atividade física realizada na quadra esportiva do bairro Manoa, zona norte de Manaus, como parte da Campanha Outubro Rosa e da importância das mulheres realizarem exames para diagnóstico oportuno de câncer de mama e útero. Participarem mais de duzentas pessoas e houve desfile para eleger a melhor fantasia de Hallowen.

A Zumba se realiza na quadra esportiva do bairro Manôa duas vezes na semana (segunda e quarta-feira), sempre às 19hs. Muitas das pessoas falaram que a atividade é muito boa e gostariam que ampliassem para três vezes na semana, incluída a sexta-feira.

Referente a esta demanda, o vereador Mauro Teixeira falou a respeito. “Iniciamos este projeto há mais de dois anos e aqui no Manôa há mais de um ano. Sempre estamos pensando em ampliar para atender a demanda. Estamos trabalhando na procura de mais locais para que as pessoas possam realizar atividade física. Temos torneios de futebol e tantos outros. As pessoas gostam de cuidar da saúde e isto faz parte”, disse. Destacou ainda  a diversidade de fantasias tanto em adultos como em crianças por ocasião de Hallowen e informou ainda que nesta terça-feira (31), na UBS Frei Valério, haverá uma programação finalizando a campanha de outubro Rosa com ação social e serviços.

Muitas mulheres participam da Zumba de comunidades próximas ao Manoa como Aurenice Vital que veio do Monte do Sinai acompanhada do esposo.

Doce Pimenta disse: “eu gosto do esporte porque faz bem para minha saúde”. Rose Santos mora há mais de vinte anos no Manoa e disse “é ótimo, maravilhoso, eu gosto porque para mim foi bom porque perdi peso e sofria de dores por conta disso, agora a dor sumiu e pretendo continuar praticando”.

France Castro veio do Monte Sinai onde mora há 16 anos. “É um pouco longe, mas mesmo assim venho aqui dançar zumba. Queria emagrecer e não quero ficar flácida, pois a idade vai avançando. Acho muito importante o apoio do vereador Mauro Teixeira”.

“É maravilhoso, a professora é boa e nos sentimos seguros nesta quadra fechada. Agradecemos ao vereador Mauro Teixeira”, afirmou Maria Mirtes.

Segundo a professora de Zumba, Francisca Iswarcley, a modalidade surgiou como uma necessidade e uma demanda da comunidade. “Esta área era parada, muito discriminada por ser periférica e começamos com a zumba. Agora estamos cadastrados oficialmente. A música sempre é atual e com ritmos variados: cumbia, salsa, funk e outros. As pessoas destacam melhoria na qualidade de vida. Temos relatos de pessoas que emagreceram até 28 quilos em seis mese. A maioria são mulheres, mas temos homens e também crianças”, informa.

A Professora orienta ainda sobre a alimentação saudável, beber bastante água para se hidratar e destacou o apoio do vereador Mauro Teixeira. “É muito importante esse apoio. Desde o começo acompanhou o projeto e ajudou com a estrutura, equipamentos, transporte e outros para esta atividade. Temos uma própria camisa do Zumba do Manôa para diferenciar das outras que fazem parte do projeto no Colônia Santo Antônio, Colônia Terra Nova e Novo Israel”, finaliza.

Por Mercedes Guzmán

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here