MAP Linhas Aéreas refuta informação que estaria realizando voos irregulares no AM

(Foto: Divulgação)

A companhia tem autorização da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) para operar voos no território nacional. Portanto, não procede a informação de que realiza voos irregulares. A empresa atua há seis anos na região Norte, atendendo a 14 municípios do Amazonas e Pará. Nesse período a companhia já voou mais de 10.900.000 km pela Amazônia e transportou mais de 700.000 passageiros.

No mês de maio, a MAP tornou-se a primeira companhia da região Norte a obter a recertificação IOSA (IATA Operational Safety Audit), reconhecida internacionalmente como um dos mais criteriosos e exigentes atestados de excelência técnica e elevado padrão de qualidade e segurança operacional. A certificação e recertificação IOSA são concedidas pela Associação Internacional de Transporte Aéreo (IATA), principal organização de auditoria na área da aviação, no mundo. Durante o processo, foram avaliados aproximadamente 900 itens na parte documental e de implementação.

Sobre a ocorrência do dia 15.06, no trecho Manaus – Carauari, a MAP informa que não houve nenhum tipo de punição por parte dos órgãos fiscalizadores para com a companhia, conforme indica o deputado. A informação não procede.

O que houve, naquela ocasião, foi um problema técnico, conforme amplamente divulgado pela empresa, obrigando o retorno da aeronave ao Aeroporto Internacional Eduardo Gomes. Apesar do pouso forçado, a tripulação seguiu as normas padrão para o tipo de ocorrência. Não há qualquer punição à MAP. A suspensão temporária da operação para o município ocorreu tão somente em função da readequação da malha, já que a companhia está com uma aeronave a menos na frota.

A MAP ressalta que as aeronaves da companhia passam por constante manutenção. Prova disso é que durante o Festival de Parintins foram realizados 122 voos e nenhuma intercorrência foi registrada. A MAP reforça que preza pela segurança dos passageiros e que, por isso mesmo, em situações de intercorrência, a tripulação tem a orientação para adiar/atrasar o voo, até que tudo esteja resolvido.

Há situações em que os voos sofrem atrasos ou são transferidos, que poderiam ser evitadas caso houvesse melhor infraestrutura para operação. Em Carauari, por exemplo, não é possível voar a noite. Então se for necessário um tempo maior para decolar de Manaus, dependendo do horário, o voo é cancelado pois perdemos o horário de retorno para a capital. Outra situação que também ocorre em Carauari, é que a largura da pista do aeroporto não comporta um avião modelo ATR – 72, impossibilitando assim, que outra aeronave possa ser acionada para realizar o voo.

Por fim, a MAP Linha Aéreas coloca-se à disposição e reforça seu compromisso com o desenvolvimento da região, contribuindo para conectar o estado ao restante do país e, assim, alavancar a economia e beneficiar a população local.

 

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