Manejo faz retirada de 27 árvores mortas na avenida Rodrigo Otávio

Foto: Divulgação/Semmas

A Prefeitura de Manaus realizou no sábado, 23/3, uma ação de manejo da arborização na avenida Rodrigo Otávio, no trecho entre as rotatórias do Coroado e a da Suframa. A finalidade foi retirar árvores mortas, a maioria de espécies consideradas invasoras pelo Plano Diretor de Arborização Urbana de Manaus. Foram retiradas 26 árvores, de um total de 37 existentes no canteiro central da via, entre azeitoneiras, palheteiras e leucenas. No local, será feita a reposição com o plantio de mudas arbóreas adequadas.

A ação foi realizada em conjunto pelas secretarias municipais de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas) e Limpeza Pública (Semulsp), com apoio do Instituto Municipal de Engenharia e Fiscalização de Trânsito (Manaustrans). De acordo com o diretor de Arborização da Semmas, Deyvson Braga, algumas das árvores apresentavam inclinação acentuada, com risco de queda na via. “Como  se trata de um corredor viário de fluxo intenso, optamos por realizar a operação no sábado para evitar maiores transtornos”, explicou.

Segundo o diretor, diversos fatores levaram à supressão das árvores na via, a exemplo de solo compactado e infestação por erva-de-passarinho. De um modo geral, as espécies invasoras, como leucena e palheteira, surgem por dispersão de sementes e crescem mal posicionadas, causando transtornos. Além disso, são pouco resistentes.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here