Manaus sedia 1º Congemas da região Norte

O evento acontece no período de 10 a 11 de Maio, no Centro de Convenções Vasco Vasques
O evento acontece no período de 10 a 11 de Maio, no Centro de Convenções Vasco Vasques

Nesta semana, Manaus sediará o maior Encontro de Gestores Municipais de Assistência Social na Região Norte (Congemas). O evento que acontecerá entre os dias 10 e 11 de maio no Centro de Convenções Vasco Vasques, contará com a participação dos 62 municípios do estado, além de secretários dos sete estados da região Norte e representantes da política nacional da assistência.

Com o tema “Os desafios para universalização do SUAS na atual conjuntura”, a conferência promete ter a maior participação da categoria na história. Além de todos os municípios já terem confirmado presença, muitos estão até organizando caravanas, como é o caso de Parintins que já tem confirmados 30 técnicos da assistência social.

O encontro que acontecerá pela segunda vez na capital amazonense venceu além do preconceito por ser na região Norte, a rivalidade dos estados vizinhos, que também queriam a oportunidade de sediar o Congemas. Segundo Eldilene Alves, presidente do Colegiado Estadual de Gestores Municipais, o principal objetivo do evento, vai além do debate, pretende também unir e reunir a categoria para que reconheçam o impacto do cenário atual na política da assistência social.

“O principal objetivo do encontro é reunir os três entes federados e sociedade civil, para fazer a análise da atual conjuntura da política assistencial, mais especificamente na região Norte. Queremos também discutir o que realmente se cumpriu ao longo desses anos e o que pretendemos planejar para os próximos 10 anos”, disse Alves.

Quem também já é presença confirmada no evento, é a presidente do Fundo Nacional de Assistência Social, do Ministério de Desenvolvimento Social, Dulcelena que incluiu Manaus na agenda de atividades após a forte imigração de indígenas venezuelanos. A representante do Governo Federal, virá como palestrante mas principalmente para auxiliar os secretários municipais de todo o estado que tem dúvidas sobre a utilização dos recursos federais repassados e em muitos casos bloqueados.

O evento que também receberá a secretária nacional do Ministério de Desenvolvimento Social, Maria do Carmo Carvalho, é aberto para Assistentes Sociais, acadêmicos de Serviço Social, psicólogos, sociedade civil ou qualquer pessoa interessada em saber mais sobre o assunto. As inscrições para o evento podem ser feitas pelo site www.coegemasam.org.br.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here