Manaus ganha museu em comemoração aos seus 349 anos

(Fotos: Mercedes Guzmán)

Nesta terça-feira, 23, no Paço da Liberdade, em comemoração aos 349 anos da cidade de Manaus e após 36 anos da criação do Museu da Cidade de Manaus (Lei n° 1.616, de 17 de junho de 1982), o prefeito Artur Virgílio Neto realizou a entrega do local. Estiveram presentes secretários municipais, vereadores, representantes da cultura, entre outros.

O evento marca um momento histórico para a capital amazonense, com a inauguração do primeiro museu da identidade do Estado, que dialoga com a tecnologia sobre aspectos temático-culturais específicos. A exposição “A Cidade de Manaus: História, Gente e Cultura” é um encontro da cidade consigo mesmo, por meio dos aspectos históricos, como o processo evolutivo de sua construção. A ideia partiu do renomado curador Marcello Dantas, representando seu primeiro trabalho permanente.

O Museu da Cidade integra o rol de doze centros culturais previstos para entrar em operação no Brasil nos próximos anos. Estados como São Paulo, Rio de Janeiro, Piauí e Goiás também têm projetos dentro do conceito de museu de identidade.

“Manaus merece isto e muito mais”, afirmou Artur Neto
História, gente e cultura

Segundo o gestor de Museu de Manaus, Leonardo Novellino, o prefeito Artur Neto realizou sua entrega em 2013, mas não estava completo. “Hoje entrega um novo Museu. Estamos num sitio arqueológico, num solo sagrado, num cemitério indígena com mais de 300 urnas dos nossos antepassados”, destacou.

A historiadora Etelvina Garcia disse que este é um momento especial para a cidade, um dos itens mais expressivos é valorizado, é um espaço para nos reencontrarmos.

Na oportunidade o Prefeito de Manaus, Artur Neto, destacou a parceria com o Ministério Publico do Trabalho e de toda a equipe que trabalhou para alcançar este resultado. “Manaus merece isto e muito mais. Espero que os futuros prefeitos trabalhem no desenvolvimento desta cidade que merece mais presentes”, disse emocionado.

Reportagem: Mercedes Guzman e Ascom Manauscult

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here