Mais de 81 mil estudantes serão atendidos pelo Programa Saúde na Escola

O PSE em Manaus passou a ter 99 escolas municipais e 48 estaduais
A assinatura do termo ocorreu no auditório da Semed
A assinatura do termo ocorreu no auditório da Semed

O município de Manaus terá para o biênio 2014/2015 o total de 147 escolas e 145 Equipes de Saúde da Atenção Básica incluídas no Programa Saúde na Escola (PSE). São 19 escolas a mais que na vigência anterior e um total de 81.769 alunos atendidos pelo programa em Manaus.

O termo de adesão ao PSE foi assinado na tarde desta quarta-feira, 13, pela Prefeitura de Manaus, por meio dos secretários municipais de Saúde, Homero de Miranda Leão, e de Educação, Humberto Michiles. A assinatura do termo ocorreu no auditório da Secretaria Municipal de Educação (Semed), localizada na Avenida Mário Ypiranga, nº 2549, Adrianópolis.

“São duas ações que não podem se dissociar. Duas atitudes que devem caminhar juntas: Educação e Saúde. Professores e profissionais de saúde precisam buscar cada vez mais a melhoria do desempenho dos estudantes nas escolas e, para isso, a saúde é fundamental”, disse Homero.

O PSE em Manaus passou a ter 99 escolas municipais e 48 estaduais
O PSE em Manaus passou a ter 99 escolas municipais e 48 estaduais

O secretário municipal de Educação, Humberto Michiles, afirmou que o PSE é um instrumento fundamental para a melhoria do desempenho dos alunos de escolas públicas, estaduais e municipais. “Cabe a todos nós zelarmos pelo êxito deste programa. É fundamental tornarmos as ações do PSE bem sucedidas no município de Manaus”, afirmou Humberto Michiles.

Com a adesão, o PSE em Manaus passou a ter 99 escolas municipais e 48 estaduais, incluindo creches, pré-escolas, escolas de ensino fundamental, ensino médio e de educação de jovens e adultos.

Segundo a chefe do setor do Programa Saúde na Escola da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), Aldacy Barroso, a adesão ao PSE é um processo realizado anualmente, incluindo também as escolas que já aderiram em anos anteriores. Com a adesão ao PSE, cada escola indicada passa a ter uma Equipe de Saúde da Atenção Básica de referência que irá executar ações de prevenção, promoção e avaliação das condições de saúde dos alunos.

As ações pactuadas são subdivididas em três componentes: avaliação das condições de saúde; promoção da saúde e prevenção de agravos; e formação profissional. As condições de saúde incluem avaliação de questões como avaliação antropométrica; saúde bucal; saúde ocular; verificação da situação vacinal; identificação de possíveis sinais de agravos de saúde negligenciados.

Em promoção da saúde e prevenção de agravos, são abordados junto aos alunos temas como segurança alimentar e promoção da alimentação saudável; promoção da cultura de paz e direitos humanos; promoção da saúde mental no território escolar; direito sexual e reprodutivo e prevenção das DST/AIDS; prevenção ao uso de álcool, tabaco, crack e outras drogas; promoção das práticas corporais, atividade física e lazer nas escolas; prevenção das violências e acidentes.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here