Mais de 15 mil alunos são alcançados com a operação ‘Volta às Aulas’

TM - 10-2016 - EDUCACAO DE TRANSITO NA ESCOLA MUNICIPAL (4)

Após alcançar mais de 15 mil crianças e adolescentes em 29 escolas públicas municipal, estadual e escolas privadas, encerrou nesta quinta-feira, 10, na Escola Municipal de Ensino Fundamental Carolina Perolina Raimunda Almeida , bairro São José,  Zona Leste, a operação “Volta às Aulas”. A iniciativa durou mais de seis semanas e foi marcada por intensa orientação e distribuição de material educativo com a temática “trânsito” para pais,  alunos, professores e comunidades próximas às instituições de ensino.

 

TM - 10-2016 - EDUCACAO DE TRANSITO NA ESCOLA MUNICIPAL (50)

TM - 10-2016 - EDUCACAO DE TRANSITO NA ESCOLA MUNICIPAL (44)

Com o encerramento da operação, a fiscalização nas áreas escolares será intensificada pelo Instituto Municipal de Engenharia e Fiscalização de Trânsito (Manaustrans), que  mantém equipes de agentes operacionais nas seis zonas da cidade, em rotas com viaturas e motocicletas, para garantir a fluidez e o ordenamento do tráfego, além do cumprimento das normas e leis estabelecidas pelo Código de Trânsito Brasileiro. Nessas fiscalizações, os agentes vão coibir infrações que geralmente ocorrem na frente das escolas como estacionamento em fila dupla, em locais proibidos e sobre calçadas.

 

TM - 10-2016 - EDUCACAO DE TRANSITO NA ESCOLA MUNICIPAL (18)

A chefe da Divisão de Educação de Trânsito do Manaustrans, Maria Rita Santos, avaliou que o objetivo da operação “Volta às Aulas” foi alcançado. “Nossa mensagem é trânsito seguro. Transmitimos a toda a comunidade escolar por onde passamos, pois além dos alunos, também conseguimos orientar os pais, professores e os moradores dos bairros onde passamos.  Acreditamos que se cada um de nós fizer sua parte, estaremos no caminho certo para melhorar o nosso trânsito e a nossa sociedade”, afirmou.
Para o operador de máquinas Wallace de Souza, 40, pai de um aluno, a orientação aos pequenos quanto às regras de trânsito é uma causa que todos deveriam abraçar. “Acho ótima a atividade que está sendo realizada na frente da escola, todos nós precisamos ensinar nossos filhos como atravessar na faixa de pedestres, qual o significado das cores do semáforo e que devemos ter muita atenção quando andamos por aí”, opinou.

 

A estudante do 6º ano, Ágata dos Santos, 13, aprendeu quais os principais cuidados que deve tomar para evitar acidentes no trânsito. “É preciso respeitar o semáforo, esperar fechar para os carros e ver se todos os carros pararam antes de atravessar, quando não tem semáforo, devemos sempre procurar uma faixa de pedestres”, disse.

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here